Gastroscopia: exame endoscópico do esôfago e estômago

O que é uma endoscopia digestiva?

É uma exploração do princípio do trato digestivo (esôfago, estômago e primeira parte do duodeno), conduzido por um endoscópio, um instrumento em forma de tubo  flexível óptico de fibra longa, acoplado a uma câmera e uma fonte de luz. Introduzido pela boca, permite o exame e a visão direta das lesões no esôfago, estômago e duodeno, e amostragem de tecido, se necessário. O gastroscópio pode ser conectado a um monitor de TV e permite tirar fotos e gravar vídeo para processar fita.

Como é uma gastroscopia?

Gastroscopia é geralmente realizada em unidades especializadas dentro do hospital ou clínica, e ambulatorial (sem renda). Não é um procedimento doloroso, mas pode causar náuseas. Então, um spray anestésico local é usado na garganta, e pode ser administrado um sedativo suave. Neste último caso, o paciente não pode dirigir ou operar máquinas durante o dia.

O paciente deita-se em seu lado esquerdo, e coloca a ponta do endoscópio em sua boca. Enquanto o médico irá inserir gentilmente o endoscópio, o paciente deve engolir (a sensação de engolir um grande pedaço de comida). Ao chegar ao estômago, é necessário introduzir ar para separar suas paredes e capaz de manobrar dentro. Isto pode causar (necessidade de arrotar). O exame é geralmente concluído em 10-15 minutos eo paciente pode deixar o hospital logo depois.

Para que realizar uma endoscopia digestiva?

É um teste  pedido pelo clínico geral ou especialista em aparelho digestivo ou cirurgia, dependendo dos sintomas e os resultados de outros testes. Em geral, é útil na investigação destes sintomas:

  • Dificuldade em engolir (disfagia).
  • A dor em queimação atrás do esterno (azia).
  • Indigestão e dores de estômago.
  • Dor ou azia.
  • Sangramento gastrointestinal.
  • Perda de apetite e de peso.

Gastroscopia é a melhor maneira de diagnosticar úlceras no estômago ou duodenal, gastrite, hérnia de hiato (que são hérnias do estômago), e é valioso para a detecção de tumores do esôfago, estômago e duodeno.

As lesões localizadas além do duodeno são normalmente fora do alcance do endoscópio. Às vezes é possível fazer biópsias da parte inicial do intestino delgado, útil no diagnóstico da doença celíaca.

Quais são as vantagens da endoscopia em relação a outros métodos de diagnóstico?

Radiografias com contraste oral (bário) do trato gastrointestinal são bem sucedidas nas mãos de especializados, e são menos intrusivos do que gastroscopia. No entanto, gastroscopia é mais precisa, permitindo a visualização direta da lesão a partir do trato gastrointestinal e também permite a amostragem de tecido para exame microscópico (biópsia).

A gastroscopia tem outros usos além do diagnóstico?

Intervenções cada vez mais são realizadas para tratar doenças digestivas através do gastroscópio:

  • Coagulação do sangramento de úlceras de estômago e duodeno
  • Remoção de pólipos e pequenos tumores no revestimento do esôfago ou estômago
  • Dilatação da estenose por processo inflamatório cicatricial do esôfago
  • Colocação de tubos expansíveis para dilatar os tumores do esôfago ou estômago que não são ressecáveis, e para permitir a alimentação oral.

Quais são as complicações da endoscopia?

A gastroscopia é um procedimento muito seguro e as complicações são raras. Estes incluem perfuração gastrointestinal e hemorragia, e estão relacionadas às intervenções mais complexas durante a (tais como a remoção de pólipos ou dilatando áreas apertadas).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Leonardo Sardou
Cirurgião geral
Rio de Janeiro
A realização de exames complementares sempre deve ter a orientação e o acompanhamento pelo médico assistente. Baseado nas suas queixas, história clínica e familiar será assim solicitada uma avaliação…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Pensando-se em esofagite como a causa deste desconforto, somente a endoscopia digestiva alta pode não ser suficiente, podendo ser necessário exames como a manometria e phmetria esofágica, após…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Na grande maioria das vezes a esofagite é consequência do refluxo gastroesofágico, onde exames como a manometria e phmetria esofágica poderão dar informações mais precisar e ajudar a definir…

Dr. Umberto Morelli
Coloproctologista
São Paulo
Deveria primariamente passar em consulta com um gastroenterologista e se necessário realizar uma Endoscopia Digestiva, segundo a opinião do médico.
Procure rapidamente um especialista.

Bom dia!
Depende da medicação usada:
O Midazolam dura cerca de 4h.
O Propofol dura cerca de 10 minutos.
O principal efeito colateral das medicações é a sonolência.

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Bom dia.

Você pode prcurar um Gastroenterologista ou Cirurgião do Aparelho Digestivo. Provavelmente você deverá realizar uma endoscopia digestiva alta. Uma possível causa seria…

Dr. Jefferson Takasaki
Cirurgião geral, Endoscopista
Vitória
Com certeza!!
Só não realizo o exame com anestesia caso a paciente não queira ou se há contra-indicações para tal.

Dr. Jefferson Takasaki
Cirurgião geral, Endoscopista
Vitória
Existem outros exames como a cápsula endoscópica (cápsula que tiram diversas fotos e enviadas para o computador), a tomografia computadorizada, a ressonância magnética. Vale lembrar que a acurácia…

Dr. Jefferson Takasaki
Cirurgião geral, Endoscopista
Vitória
Deve-se estar em jejum de no mínimo 8 horas (se o exame for a tarde, pode-se tomar café da manha e, após, ficar em jejum por 8 horas)