Gastroscopia: exame endoscópico do esôfago e estômago

O que é uma endoscopia digestiva?

É uma exploração do princípio do trato digestivo (esôfago, estômago e primeira parte do duodeno), conduzido por um endoscópio, um instrumento em forma de tubo  flexível óptico de fibra longa, acoplado a uma câmera e uma fonte de luz. Introduzido pela boca, permite o exame e a visão direta das lesões no esôfago, estômago e duodeno, e amostragem de tecido, se necessário. O gastroscópio pode ser conectado a um monitor de TV e permite tirar fotos e gravar vídeo para processar fita.

Como é uma gastroscopia?

Gastroscopia é geralmente realizada em unidades especializadas dentro do hospital ou clínica, e ambulatorial (sem renda). Não é um procedimento doloroso, mas pode causar náuseas. Então, um spray anestésico local é usado na garganta, e pode ser administrado um sedativo suave. Neste último caso, o paciente não pode dirigir ou operar máquinas durante o dia.

O paciente deita-se em seu lado esquerdo, e coloca a ponta do endoscópio em sua boca. Enquanto o médico irá inserir gentilmente o endoscópio, o paciente deve engolir (a sensação de engolir um grande pedaço de comida). Ao chegar ao estômago, é necessário introduzir ar para separar suas paredes e capaz de manobrar dentro. Isto pode causar (necessidade de arrotar). O exame é geralmente concluído em 10-15 minutos eo paciente pode deixar o hospital logo depois.

Para que realizar uma endoscopia digestiva?

É um teste  pedido pelo clínico geral ou especialista em aparelho digestivo ou cirurgia, dependendo dos sintomas e os resultados de outros testes. Em geral, é útil na investigação destes sintomas:

  • Dificuldade em engolir (disfagia).
  • A dor em queimação atrás do esterno (azia).
  • Indigestão e dores de estômago.
  • Dor ou azia.
  • Sangramento gastrointestinal.
  • Perda de apetite e de peso.

Gastroscopia é a melhor maneira de diagnosticar úlceras no estômago ou duodenal, gastrite, hérnia de hiato (que são hérnias do estômago), e é valioso para a detecção de tumores do esôfago, estômago e duodeno.

As lesões localizadas além do duodeno são normalmente fora do alcance do endoscópio. Às vezes é possível fazer biópsias da parte inicial do intestino delgado, útil no diagnóstico da doença celíaca.

Quais são as vantagens da endoscopia em relação a outros métodos de diagnóstico?

Radiografias com contraste oral (bário) do trato gastrointestinal são bem sucedidas nas mãos de especializados, e são menos intrusivos do que gastroscopia. No entanto, gastroscopia é mais precisa, permitindo a visualização direta da lesão a partir do trato gastrointestinal e também permite a amostragem de tecido para exame microscópico (biópsia).

A gastroscopia tem outros usos além do diagnóstico?

Intervenções cada vez mais são realizadas para tratar doenças digestivas através do gastroscópio:

  • Coagulação do sangramento de úlceras de estômago e duodeno
  • Remoção de pólipos e pequenos tumores no revestimento do esôfago ou estômago
  • Dilatação da estenose por processo inflamatório cicatricial do esôfago
  • Colocação de tubos expansíveis para dilatar os tumores do esôfago ou estômago que não são ressecáveis, e para permitir a alimentação oral.

Quais são as complicações da endoscopia?

A gastroscopia é um procedimento muito seguro e as complicações são raras. Estes incluem perfuração gastrointestinal e hemorragia, e estão relacionadas às intervenções mais complexas durante a (tais como a remoção de pólipos ou dilatando áreas apertadas).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A tonteira logo após a endoscopia é normal. A dor no peito não é comum mas pode acontecer, porém se persistir procure um médico para avaliação. Inclusive para descartar causa cardiológica.

Pouco provável. Entendo que o sintoma que você relatou tenha mais a ver com a doença que motivou a realização da endoscopia do que com o procedimento em si. Retorne ao médico que pediu o exame…

Olá!
O exame de endoscopia não causa enjoos. É preciso investigar outras causas para esse sintoma. Somente poderia ajudar após uma consulta mais detalhada.
;)

Geralmente o efeito da medicação administrada para sedação tem seu pico durante a realização dos exames e um efeito residual que costuma durar aproximadamente 6 horas. De qualquer forma, recomenda-se…

Sim, pode ocorrer enjoo, ansia, desconforto após a endoscopia, porem esses sintomas devem desaparecer rapidamente.

A sedação é para se obter um conforto na realização do procedimento e se você não deseja, pode falar no momento do exame .

A tontura leve e efêmera até pode ser decorrente dos medicamentos sedativos, porém quando torna-se constante é necessário procurar um clínico, neurologista ou otorrinolaringologista para investigação.

Sim, é possível realizar apenas com anestésico local (lidocaína spray) na boca e garganta.
Há países, como o Japão, que a endoscopia digestiva é realizada geralmente sem sedação.
Há…

Gastroscopia é a visualização endoscópica do estômago, realizada durante o exame de endoscopia digestiva alta.
Este exame permite a visualização não só do estômago, como também do esôfago…

A realização de exames complementares sempre deve ter a orientação e o acompanhamento pelo médico assistente. Baseado nas suas queixas, história clínica e familiar será assim solicitada uma avaliação…