Gastroscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Gastroscopia: exame endoscópico do esôfago e estômago

O que é uma endoscopia digestiva?

É uma exploração do princípio do trato digestivo (esôfago, estômago e primeira parte do duodeno), conduzido por um endoscópio, um instrumento em forma de tubo  flexível óptico de fibra longa, acoplado a uma câmera e uma fonte de luz. Introduzido pela boca, permite o exame e a visão direta das lesões no esôfago, estômago e duodeno, e amostragem de tecido, se necessário. O gastroscópio pode ser conectado a um monitor de TV e permite tirar fotos e gravar vídeo para processar fita.

Como é uma gastroscopia?

Gastroscopia é geralmente realizada em unidades especializadas dentro do hospital ou clínica, e ambulatorial (sem renda). Não é um procedimento doloroso, mas pode causar náuseas. Então, um spray anestésico local é usado na garganta, e pode ser administrado um sedativo suave. Neste último caso, o paciente não pode dirigir ou operar máquinas durante o dia.

O paciente deita-se em seu lado esquerdo, e coloca a ponta do endoscópio em sua boca. Enquanto o médico irá inserir gentilmente o endoscópio, o paciente deve engolir (a sensação de engolir um grande pedaço de comida). Ao chegar ao estômago, é necessário introduzir ar para separar suas paredes e capaz de manobrar dentro. Isto pode causar (necessidade de arrotar). O exame é geralmente concluído em 10-15 minutos eo paciente pode deixar o hospital logo depois.

Para que realizar uma endoscopia digestiva?

É um teste  pedido pelo clínico geral ou especialista em aparelho digestivo ou cirurgia, dependendo dos sintomas e os resultados de outros testes. Em geral, é útil na investigação destes sintomas:

  • Dificuldade em engolir (disfagia).
  • A dor em queimação atrás do esterno (azia).
  • Indigestão e dores de estômago.
  • Dor ou azia.
  • Sangramento gastrointestinal.
  • Perda de apetite e de peso.

Gastroscopia é a melhor maneira de diagnosticar úlceras no estômago ou duodenal, gastrite, hérnia de hiato (que são hérnias do estômago), e é valioso para a detecção de tumores do esôfago, estômago e duodeno.

As lesões localizadas além do duodeno são normalmente fora do alcance do endoscópio. Às vezes é possível fazer biópsias da parte inicial do intestino delgado, útil no diagnóstico da doença celíaca.

Quais são as vantagens da endoscopia em relação a outros métodos de diagnóstico?

Radiografias com contraste oral (bário) do trato gastrointestinal são bem sucedidas nas mãos de especializados, e são menos intrusivos do que gastroscopia. No entanto, gastroscopia é mais precisa, permitindo a visualização direta da lesão a partir do trato gastrointestinal e também permite a amostragem de tecido para exame microscópico (biópsia).

A gastroscopia tem outros usos além do diagnóstico?

Intervenções cada vez mais são realizadas para tratar doenças digestivas através do gastroscópio:

  • Coagulação do sangramento de úlceras de estômago e duodeno
  • Remoção de pólipos e pequenos tumores no revestimento do esôfago ou estômago
  • Dilatação da estenose por processo inflamatório cicatricial do esôfago
  • Colocação de tubos expansíveis para dilatar os tumores do esôfago ou estômago que não são ressecáveis, e para permitir a alimentação oral.

Quais são as complicações da endoscopia?

A gastroscopia é um procedimento muito seguro e as complicações são raras. Estes incluem perfuração gastrointestinal e hemorragia, e estão relacionadas às intervenções mais complexas durante a (tais como a remoção de pólipos ou dilatando áreas apertadas).

Especialistas - gastroscopia

Eduardo Franca Pereira

Eduardo Franca Pereira

Gastroenterologista, Endoscopista

João Pessoa

Agendar uma visita
Sidney Gonçalves

Sidney Gonçalves

Cirurgião geral, Coloproctologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Altino Luiz de Campos Pinheiro

Altino Luiz de Campos Pinheiro

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Gastroenterologista

São Paulo

Agendar uma visita
Amanda Medeiros Recuero

Amanda Medeiros Recuero

Gastroenterologista, Endoscopista

Pelotas

Agendar uma visita
Giovanna Riccitelli

Giovanna Riccitelli

Endoscopista, Cirurgião geral

Osasco

Agendar uma visita

Perguntas sobre Gastroscopia

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Gastroscopia

Olá! A tontura pode acontecer pelos medicamentos usados na sedação.

Não. A ENDOCOPIA vê ao vivo o aparelho digestivo e colhe material para pesquisar várias doenças.

A ENDOSCOPIA É FEITA COM SEDAÇÃO. O USO DA VIA VENOSA PODE PODE APRESENTAR UM QUADRO DE FLEBITE. O MELHOR É CONSULTAR COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA. PODE SER NECESSÁRIO FAZER USO DE CORTICOESTEROIDES…

Especialistas falam sobre Gastroscopia

Gastroscopia ou endoscopia digestiva alta é um exame para diagnosticar e/ou tratar doenças do Esófago, estomago e Duodeno (primeira porção do intestino delgado .É feita com a introdução do endoscópio, um fino tubo flexível, que possui um câmera na sua ponta, permitindo que o interior dos órgãos digestivos sejam filmados. O paciente deve estar em jejum de no minimo 8 horas, deve estar acompanhado (de um adulto) e não é recomendável dirigir após o exame. Para maior conforto do paciente, caso não haja contra indicação, é feito uma sedação (aplicação de sedativo na veia), com monitorização com aparelhagem adequada e de segurança.

Flavio Soares Costa

Cirurgião geral

Vila Velha

Quais profissionais realizam Gastroscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.