Gastrectomia subtotal com ou sem vagotomia. A gastrectomia subtotal é a excisão de parte do estômago. A gastrectomia indica-se em casos de úlcera gastroduodenal complicada e gástrico. Há diferentes tipos de gastrectomia subtotal. O tipo de gastrectomia depende da parte do estômago que está envolvida (proximal ou distal) e do tamanho do cancro que está a envolver o tecido. A gastrectomia subtotal distal retira a parte do estômago que está junto ao intestino. Também existe a possibilidade de se retirar uma pequena parte da primeira parte do intestino (duodeno). A gastrectomia subtotal proximal é a retirada da parte do estômago que está junto ao esófago e/ou por vezes uma pequena parte do final do esófago. Na gastrectomia subtotal existem possíveis efeitos secundários. Pode haver dores abdominais e . Depois de uma gastrectomia subtotal o paciente requer de uma alimentação particular, porque a falta parcial do estomago implica a redução na produção de suco gástrico, e deficiente absorção de vitaminas. O médico pode receitar vitaminas ou enzimas proteolíticas animais ou vegetales (tripsina, pepsina, etc.) As refeições devem ser particularmente digeribles, pequenas, e mas frequentes ao longo do dia. A vagotomia é a secção cirúrgica do nervo vago. Esta interrupção ou remoção de qualquer parte do nervo vago é feita para fins de pesquisa ou terapêuticos (por exemplo no tratamento de úlcera). A gastrectomia subtotal com ou sem vagotomia é a excisão de parte do estômago, com ou sem secção cirúrgica do nervo vago. Mesmo em pacientes com em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Bom dia. Como ele tem uma cirurgia bem recente, o ideal é conversar com a/o cirurgiã(o) que o operou. Soluço pode ser esperado no pos operatório, como também pode sugerir por exemplo, uma coleção…

Bom dia
O ideal é procurar o cirurgião que operou ou alguma emergencia. Vomitos podem ser indícios de algum tipo de complicação cirurgica.

A gastrectomia subtotal é a retirada de uma parte do estômago. Para esclarecer como é feita a cirurgia deve-se saber qual o motivo de ser realizada, portanto só o médico que indicou o procedimento…

O acesso via tóraco-abdominal para realização da gasrectomia é descrito na literatura porém, hoje em dia, praticamente não é utilizado, tendo em vista que esta cirurgia pode ser realizada com…

E muito comum essas nauseas posgastrectomias. Se nao resolver com anti emeticos mais fortes pode-se tentar Eritromicina ou Domperidona.

Significa a remoção por cirurgia de parte do seu estômago.

Um abraço.

A dieta para quem faz cirurgia bariátrica passa por alguns estágios de adaptação que vão desde a fase liquida, até a fase de alimentação, com consistência normal, que tem por objetivo: evitar…