A anal é a retirada cirúrgica da fístula anorretal. As fístulas anais não têm uma causa específica na maioria dos casos. Muitas são consequentes à obstrução dos canais de drenagem de glândulas no canal anal, junto aos esfíncteres anais. Esta obstrução provoca um processo inflamatório. Se forma um trajecto fistuloso com uma abertura na pele, através da qual será drenado o conteúdo. A fístula anorretal é um trajeto anormal, como se fosse um túnel, desde o ânus ou reto até a pele próxima ao ânus, ainda que, ocasionalmente, ele possa ir até outro órgão (p.ex. vagina). Consiste numa uma infecção local dolorosa com secreção permanente. Fístulas anais podem desenvolverse secundariamente a traumatismos perirectais ou anais, fissuras anais, doença de Crohn, , doenças anorectais malignas, tuberculose e outras doenças infecciosas. Em geral, as fístulas anais nas crianças são congénitas. São mais comuns nos rapazes do que nas raparigas. Síntomas das fístulas anais são , dor e outros síntomas típicos de infecção, abcessos recorrentes, secreção de pus ou sangue e tumefacção. No exame da região perianal encontra-se uma área endurecida, avermelhada e dolorosa. O único tratamento eficaz é a cirurgia. Há duas cirurgias básicas: a fistulotomia, que apenas abre a fístula em toda sua extensão, curetando o trajeto, transformando assim a fístula em uma canaleta que cicatriza por segunda intenção, e a fistulectomia anal que retira todo o trajeto fistuloso.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Bom dia.

O tratamento de fístula perianal é sempre cirúrgico, exceto em condições onde há suspeita de doença de Crohn, por exemplo, onde uma conduta expectante pode ser necessária.…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Boa noite.

Uma avalição feita por um cirurgião infantil pode ser indicada neste casa. Fístulas perianais, salvo excessões, necessitam de tratamento cirúrgica, mas outras questões,…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Na maioria das vezes não. Só o jejum para a anestesia já é o suficiente. Mas você deve seguir a recomendação de seu médico. Alguns preferem que seja feito um pequeno preparo intestinal prévio.…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
No ato anestésico pode, conforme a avaliação do anestesista, a associação de anestésicos injetáveis e inalatórios, pois possuem ação específica. Já a anestesia local costuma ser utilizada para…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Para tratar a fístula, o procedimento tradicional consiste em sua abertura e curetagem. Quando é profunda, caso este procedimento seja feito de imediato, pode haver lesão significativa da musculatura.…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Na fistulectomia anal (em 1 tempo) é feita uma abertura e curetagem desta, deixando-a cicatrizar por segunda intenção. A ida à praia não seria problema. Mas o contato com a água do mar e areia…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Neste procedimento é realizado a abertura do trajeto da fístula, curetada (raspada) e deixado cicatrizar em 2a intenção (de dentro para fora). Os cuidados após a cirurgia se resumem na limpeza…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
Pelo procedimento, no máximo 1 dia.
Mas caso haja um processo infeccioso ativo com ou sem abscesso pode haver necessidade de antibioticoterapia, o que pode exigir mais dias de internação.

Dr. Cristiano Andrade Reis Brandão
Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Pode ser apenas uma discreta reação (não infecção) aos pontos. Normalmente os pontos que são dados após uma fistulectomia caem ou são absorvidos pelo organismo. Isso pode levar de 7 a 21 dias.…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
Campinas
A fístula peri-anal é um problema muitas vezes de difícil resolução. Precisa-se verificar se não há patologias associas como a Doença de Crohn, o tipo de fístula (simples, complexas), para poder…