A anal é a retirada cirúrgica da fístula anorretal. As fístulas anais não têm uma causa específica na maioria dos casos. Muitas são consequentes à obstrução dos canais de drenagem de glândulas no canal anal, junto aos esfíncteres anais. Esta obstrução provoca um processo inflamatório. Se forma um trajecto fistuloso com uma abertura na pele, através da qual será drenado o conteúdo. A fístula anorretal é um trajeto anormal, como se fosse um túnel, desde o ânus ou reto até a pele próxima ao ânus, ainda que, ocasionalmente, ele possa ir até outro órgão (p.ex. vagina). Consiste numa uma infecção local dolorosa com secreção permanente. Fístulas anais podem desenvolverse secundariamente a traumatismos perirectais ou anais, fissuras anais, doença de Crohn, , doenças anorectais malignas, tuberculose e outras doenças infecciosas. Em geral, as fístulas anais nas crianças são congénitas. São mais comuns nos rapazes do que nas raparigas. Síntomas das fístulas anais são , dor e outros síntomas típicos de infecção, abcessos recorrentes, secreção de pus ou sangue e tumefacção. No exame da região perianal encontra-se uma área endurecida, avermelhada e dolorosa. O único tratamento eficaz é a cirurgia. Há duas cirurgias básicas: a fistulotomia, que apenas abre a fístula em toda sua extensão, curetando o trajeto, transformando assim a fístula em uma canaleta que cicatriza por segunda intenção, e a fistulectomia anal que retira todo o trajeto fistuloso.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sim. As feridas operatórias no ânus podem demorar até 6 semanas para fechar em um pós-operatório normal e nesse período é normal a eliminação de pequena quantidade de líquido que pode ter o aspecto…

Parece-me que o segundo médico é acima de tudo muito mais honesto. Além disso, ressonância magnética somente é necessária para fístulas muito complexas. Porém, como não conheço nenhum dos profissionais,…

Primeiro deve-se descarta quais os fatores que estão desencando a formação das fístulas perianais como, por exemplo a Doença de Crohn. Após, uma avaliação detalhada com exames complementares…

Procure ficar tranquilo, nas primeiras semanas do pós operatório e verá que muitos do problemas não passam de ansiedade, medo e preocupações. A partir da terceira semana é que as coisas podem…

Algumas vezes o sedenho pode cair antes do esperado. Consulte seu coloproctologista para ter orientações mais precisas.

A fistulectomia é uma cirurgia que visa o tratamento de fístula perianal, isso não envolve a retocele.

Bom dia.

A princípio, não há relação direta entre quelóide e procedimentos cirúrgicos desta natureza como para a fístula perianal . Entretanto existem outras opções de tratamentos…

Boa noite.

Espera-se que após o procedimento ocorra uma regressão das secreções locais. Entretanto cada caso deve ser visto individualmente. Assim somente com uma avaliação para…

Boa tarde.

A fistulectomia anal pode ser em um tempo cirúrgico quando é superficial e não há risco de lesar o esfíncter do ânus ou em dois tempos (cirúrgicos), pois, como a fístula…

Boa noite.

Provavelmente não é um dreno. Deve tratar - se de uma fístulectomia em dois tempos, onde, por tratar-se de uma fístula profunda, não é possível o tratamento em um tempo…