A anal é a retirada cirúrgica da fístula anorretal. As fístulas anais não têm uma causa específica na maioria dos casos. Muitas são consequentes à obstrução dos canais de drenagem de glândulas no canal anal, junto aos esfíncteres anais. Esta obstrução provoca um processo inflamatório. Se forma um trajecto fistuloso com uma abertura na pele, através da qual será drenado o conteúdo. A fístula anorretal é um trajeto anormal, como se fosse um túnel, desde o ânus ou reto até a pele próxima ao ânus, ainda que, ocasionalmente, ele possa ir até outro órgão (p.ex. vagina). Consiste numa uma infecção local dolorosa com secreção permanente. Fístulas anais podem desenvolverse secundariamente a traumatismos perirectais ou anais, fissuras anais, doença de Crohn, , doenças anorectais malignas, tuberculose e outras doenças infecciosas. Em geral, as fístulas anais nas crianças são congénitas. São mais comuns nos rapazes do que nas raparigas. Síntomas das fístulas anais são , dor e outros síntomas típicos de infecção, abcessos recorrentes, secreção de pus ou sangue e tumefacção. No exame da região perianal encontra-se uma área endurecida, avermelhada e dolorosa. O único tratamento eficaz é a cirurgia. Há duas cirurgias básicas: a fistulotomia, que apenas abre a fístula em toda sua extensão, curetando o trajeto, transformando assim a fístula em uma canaleta que cicatriza por segunda intenção, e a fistulectomia anal que retira todo o trajeto fistuloso.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, tudo bem? Não é normal e isso significa que o trajeto fistuloso ainda persiste, mas é importante saber se foi já foi realizada uma cirurgia definitiva, ou se foi feita uma fistulotomia em…

Olá! O tabagismo, mais do que o álcool, deve ser suspenso no pré operatório, e já foi bem definido a necessidade de suspender 8-12 semanas antes da cirurgia, e se não conseguir suspender por…

O pós operatório de fistula anal, dependendo da técnica, é bastante tranquilo.A ferida externa drena a secreção, e faz parte da técnica que foi utilizada com você.

É comum romper pontos da ferida externa no pós operatório , principalmente se o fio de sutura for de absorção rápida . Em relação a dor , geralmente cirurgias orificiais costumam doer significativamente…

No primeiro mês ainda é muito cedo para saber se houve recidiva da fistula, mas raramente existem casos que podem evoluir com processo infeccioso no leito operatório. É preciso atentar para…

O tempo de cicatrização depende do tamanho da ferida operatória, sendo em média de três semanas a um mês.

Olá! Alguns dos fios para deixar o sedenho “apertado” podem ter soltado, por isso ele está mais folgado, e consequentemente incomodando menos, mas isso pode interferir nos resultados, pois o…

Os dois procedimentos podem ser feitos simultaneamente dependendo das características do prolapso e da fistula e quais técnicas serão utilizadas. Em
Geral, usamos fios absorvíveis para…

Provavelmente não se agravará, visto que há uma área de drenagem da secreção. Porém, o tratamento realmente é cirúrgico. Mesmo assim, concordo com o colega em postergar um pouco o procedimento.

Pode acontecer saída de secreção se ainda não estiver completamente cicatrizada ( o que pelo período relatado é possível, mas não é o mais comum). Mas é preciso descartar permanência do trajeto…