Abcessos e fistulas anais são comunicações entre o reto e a região peri - anal ou glúteo (exterior). Geralmente primeiro se forma um que tem o seu inicio na mucosa do reto e vai crescendo ate drenar (pus) em um orifício na nádega, após a drenagem do fica um caminho ou trajeto que comunica o reto com o glúteo chamado de que poderá fechar espontaneamente ou não. O tratamento é drenagem cirúrgica e antibiotiterapia durante 7 dias.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Depende da complexidade, pois a fístula pode apresentar vários tipos de trajetos, que demandam abordagens cirúrgicas diferentes. Em uma cirurgia de um trajeto mais simples, normalmente o paciente…

Dra. Rosana De Nale
Coloproctologista
Porto Alegre
Cirurgias na região anal costumam demorar para cicatrizar por completo, apresentando áreas em diferentes estágios de cicatrização. Porém, se está na dúvida quanto ao processo de cicatrização…

Dra. Márcia Marcondes Machado
Coloproctologista, Cirurgião geral
Santos
Olá. Uma das opções de técnica na cirurgia de fístula anal é deixar a área aberta sim. A dor é normal nos primeiros dias. Siga as orientações do seu médico e agende um retorno para que ele possa…

Dra. Caroline De Freitas Cirenza
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Boa tarde, a presença do seton não causa diarréia e essa não causa nenhum problema ao seton.

Dr. Paulo Roberto Ramacciotti Filho
Coloproctologista, Cirurgião geral
São Caetano do Sul
Boa tarde, tudo isso que você falou pode fazer parte do pós-operatório desse tipo de cirurgia e ser completamente normal.
Se você tiver dúvidas, procure seu médico para uma avaliação.

Dr. Bruno Oliveira Santos
Cirurgião geral, Coloproctologista
Santos
A secreção pode ser decorrente do próprio processo cicatricial, principalmente as fístulas complexas, com grandes feridas. No caso de ter cicatrizado e voltado a sair secreção, é necessária a…

Silicone, frouxo. Para casos de crohn ou mta dúvida diagnóstica. Casos sem suspeita de autoimune. Não uso seton nem há necessidade de seccionar esfíncter externo para tratar.

Se for possível tratar os dois juntos na mesma hora o acesso desaparece, só fica o local da fístula tratada para cicatrizar.

Dr. Paulo Roberto Ramacciotti Filho
Coloproctologista, Cirurgião geral
São Caetano do Sul
Boa tarde, a colocação de sedenho dificulta mais ainda a higienização da região anal. Talvez por isso perceba sempre resíduo de fezes no local.
A saída de fezes também pode acontecer pelo…