A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
A cirurgia de facectomia para alta miopia é realizada normamlmente, apenas é uma cirurgia de maior risco de descolamento da retina, entao tem que ser uma cirurgia perfeita.
Existe lentes…
Não, mas cada servico, cada medico tem seu protocolo, sua autonomia, entao voce tem que conseguir o contato com o anestesista ou o cirurgiao para confirmar.
Olá, o plano não é obrigado pois lentes especiais não estão incluídas no Rol de procedimentos da ANS, seria como se fosse uma mudança estética para tentar ficar mais livre dos óculos. Então o…
Oftalmologista, Médico acupunturista, Especialista em dor
Valinhos
Olá, se entendi bem sua pergunta, penso que você quer saber se existe lente intraocular "sem grau". A resposta é que sim! Quando implantamos uma lente intraocular, realiza-se um exame…
Se a dor relatada for decorrente de uma infecção dentária, a cirurgia de catarata só deve ser realizada após o tratamento desta infecção. É importante fazer uma consulta com o dentista e passar…
Olá, como vai?
O melhor modo de saber exatamente qual a lente implantada é com o cartão de garantia da lente. No local onde foi feita a cirurgia tem o registro.
Melhor evitar até a alta médica. Pois, o Travoprosta tem um componente pró inflamatório e por isso evitamos nos primeiros dias após a cirurgia. Porém, tem de ver qual o estágio…