A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
BOM DIA ! PODE SER UMA BOLHA DE AR DENTRO DO OLHO DEIXADA DURANTE A CIRURGIA ! NAO TEM PROBLEMA ELA É ABSORVIDA NORMALMENTE SEM NENHUMA CONSEQUENCIA! E MUITAS VEZES É DEIXADA PROPOSITALMENTE…
A grande maioria fica independente. Isso não significa que o grau ficará zerado. Para algumas distâncias, pode haver necessidade de óculos. Os cálculos são estimativas e cada olho é de um jeito.…
Olá! A Troca do cristalino com finalidade refrativa (TCR), é uma cirurgia recentemente liberada pelo Conselho Federal de Medicina. A evolução técnica do procedimento de facoemulsificação, e…
Os custos de uma cirurgia de catarata variam de local para local. Em São Paulo, consigo um pacote com lente importada, honorários médicos, centro cirúrgico e anestesista por 8 mil. Locais com…
A vitrectomia via para plana (VVPP) é um procedimento em que se retira o vítreo (gel que preenche o olho entre o cristalino e a retina). Em alguns casos de cirurgia de catarata em que a lente…
Durante cirurgia de catarata é feita a extração do cristalino (lente natural) que temos no olho e ele é substituído por uma lente artificial. Essa lente pode corrigir parcialmente ou totalmente…