A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
A facectomia com implante de lente intraocular é chamado de facoemulsificação.
Hoje em dia também existe uma técnica associada à facoemulsificação que é o Femtosecond (um laser que faz…
O primeiro passo é descobrir a causa da miopia, pode ser miopia patológica ou um problema na córnea (ceratocone) por exemplo. Como opção aos óculos na idade dela o recomendado seria uso de lentes…
Vai depender de uma serie de fatores, se a cirurgia transcorreu normalmente, se existia algum problema prévio, pelo tipo de tecnica, se foi implantada lente corretiva de grau ou não, se vai ser…
Como citado a facectomia em pacientes jovens esta estatisticamente associada a uma maior incidência de descolamento de retina, portanto se não houver baixa da acuidade visual por opacidade do…
Sim, existe passos da cirurgia de catarata que podem ser realizados com a técnica de laser com femtosegundo. Esta técnica permite automatizar etapas da cirurgia que são realizadas pelo bisturi.…
Alguns cirurgiões colocam de propósito uma bolha ao final da cirurgia de catarata, esta desaparece nos primeiros dias de pós-operatório.
S/ LIO quer dizer que não foi colocada lente intra-ocular.…
Prezado, realmente, a melhor técnica a ser utilizada seria a Facoemulsificação. Porém, em minha opinião, ainda existe a possibilidade de implante de lente intra-ocular multifocal em apenas um…
Esse código é referente ao procedimento de Facoemulsificação com implante de lente intra-ocular, não especifica sem a lente utilizada é nacional ou não, nem qual a marca ou país de fabricação.…
A infecção urinária é raro provocar dano no globo ocular, mas raro não é impossível. Eu não recomendo operar desta forma, a infecção urinaria é de fácil tratamento, mas uma infecção ocular pode…