A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
Essa cirurgia eh feita devido seu alto grau não permitir fazer a cirurgia refrativa com eximer laser, cirurgia feita na córnea. Existe então a opção de cirurgia para trocar seu cristalino por…
A escolha da Lente Intraocular (LIO) deve ser sempre discutida entre o cirurgião e o paciente, pois ela deve ser personalizada. Cada caso pode ter suas particularidades o que poderá indicar ou…
Sim. Entretanto é importante salientar que o implante das lentes intra oculares rígidas têm como desvantagem a necessidade uma incisão maior, que deverá ser suturada ao final da cirurgia, gerando…
O alto grau de miopia não passa de um olho para o outro. Porém, se você desenvolveu a alta miopia em um olho, deve acompanhar o outro olho para ver se o grau pode aumentar, mas não quer dizer…
O Brasil possui poucos fabricantes de lentes intra-oculares e não produz estudos científicos relevantes para que se possa discutir o que seria "melhor lente nacional". No entanto, os…
1- Não há rejeição do organismo a lente. Para a lente ficar opaca provavelmente ocorreu um defeito de fabricação desta lente. 2 - A demora em remover esta lente não causa danos apesar que a cirurgia…
Na cirurgia de catarata deve ser feito jejum de algumas horas pois pelo menos uma sedação deve ser realizada.
Existem outros cuidados como tomar o remédio da Pressão no dia e o do Diabetes…
Esta opacificação ocorreu, há alguns anos, com algumas marcas de lentes intra oculares confeccionadas em material Acrilico Flexivel HIDROFÍLICO. Após estudos, se descobriu que estas lentes…
O objetivo da cirurgia de catarata é a melhora da visão. Porém, é necessária uma avaliação oftalmológica pré-operatória cuidadosa, através de exames específicos dos olhos, para definir o prognóstico…