O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da . A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. David Lucena
Oftalmologista
Fortaleza
Ainda não existe a cirurgia da catarata 100% a Laser, apenas assistida. Os passos mais importantes para um excelente resultado pós-operatório, como a retirada do cristalino e implante da lente…

Dr. David Lucena
Oftalmologista
Fortaleza
Não há contra-indicações absolutas, apenas relativas. Nestes casos, as córneas geralmente são muito aplanadas e instáveis que além de causar dificuldade no cálculo da lente, o paciente também…

Dr. David Lucena
Oftalmologista
Fortaleza
A cirurgia de catarata além de ter a função de tratar a opacificação do cristalino, é também uma cirurgia refrativa, pois pode ser utilizada para corrigir os erros refrativos (graus) do olho.…

Dr. Daniel Kamlot
Oftalmologista
São Paulo
Não!
Só implantamos uma vez a lente!
No máximo, só quando ela opacifica, fazemos um laser para limpar.
Porém, o edema macular é na parte posterior do olho (na retina) não…

Dr. Fabio Adams
Oftalmologista
São Paulo
Sim, pode ser normal. Alem das imagens citadas pelo Dr. Daniel Kamlot, outras sombras podem aparecer no pós-operatório inicial, principalmente quando se tratam de lentes multifocais. Porém, elas…

O resultado visual depende de paciente para paciente e de cirurgia para cirurgia, ou seja nao existe uma regra! Você deve fazer o acompanhamento pos operatorio para saber se está tudo correndo…

Dr. Denizio Dantas de Almeida
Oftalmologista
Recife
Acredito que o uso do termo importado/nacional desqualifica nossa indústria, que produz bons produtos, mas em óptica, pequenas diferenças são significativas p/o resultados,como também nos preços.…

Dr. David Lucena
Oftalmologista
Fortaleza
Por ter melhor biocompatibilidade, as lentes mais indicadas para os diabéticos, principalmente se já houve retinopatia, são as de material acrílico, hidrofóbico e dobrável.

Teria que ter mais informações que apenas um exame aprofundado poderia fornecer. Aonde estaria essa lente intra-ocular? Com relação ao reposicionamento da lente a mesma coisa, se estiver apenas…