A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
Não existe na bibliografia médica histórico de rejeição ao material usado das lentes intra oculares, mas dependendo da qualidade do material existe a opacificação ou deslocamento da lente, o…
As uveítes são inflamações do tecido intraocular que vai da íris à parte interna do olho, conhecida como coróide. Essas inflamações podem ter origem em infecções, traumas, doenças inflamatórias…
A escolha da lente intra-ocular é um passo muito importante da cirurgia de catarata. Caso escolha por uma lente nacional monofocal, até pode ser colocada uma segunda lente depois para tentar…
Sim. Existem alguma opcões para o implante secundário da lente intra-ocular, como a lente de câmara anterior, fixação iriana ou escleral.
Converse com seu oftalmologista de confiança…
A cirurgia transcorreu bem? Como estava a visão na sexta? A bolha que apareceu, estava dentro do olho ou sobre o branco do olho? A bolha foi embora e a "película seca", estava sobre…
Vou lhe evidenciar algumas considerações. A catarata tende a piorar progressivamente com o tempo, diminuindo cada vez mais a visão, o tempo de piora depende de pessoa para pessoa e do tipo da…
Cataratas Mais duras requerem maior uso de energia e um tempo cirurgico maior, isso pode retardar o tempo de recuperação e paciente podera ficar OS primeiros dias com turvação visual
Ainda não existe a cirurgia da catarata 100% a Laser, apenas assistida. Os passos mais importantes para um excelente resultado pós-operatório, como a retirada do cristalino e implante da lente…
Não há contra-indicações absolutas, apenas relativas. Nestes casos, as córneas geralmente são muito aplanadas e instáveis que além de causar dificuldade no cálculo da lente, o paciente também…
A cirurgia de catarata além de ter a função de tratar a opacificação do cristalino, é também uma cirurgia refrativa, pois pode ser utilizada para corrigir os erros refrativos (graus) do olho.…