A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
Esse tempo de recuperação é bem variável, e Vários cenários são possíveis. Dependem da saúde ocular, resposta do olho a cirurgia, tempo de cirurgia, o grau da catarata (se madura, se inicial)…
Existem várias possibilidades:
1-Opacificação cápsula posterior, se nunca foi realizada capsulotomia por Yag Laser (Popularmente chamada de “limpeza”);
2-Maculopatia;
3-Descolamento…
É comum ver um discreto brilho na área da pupila, especialmente quando o olhos realiza movimentos para cima ou para os lados. É rarissimo a lente se deslocar após uma cirurgia sem intercorrências.…
Pacientes que operam catarata precocemente correm alguns riscos, maiores do que alguem que opera com 70 anos, por exemplo.
Além de perder a acomodação, capacidade de focalizar para longe…
21,0 D quer dizer 21 dioptrias.
Dioptria é o grau da lente.
A lente intraocular tem o objetivo de substituir a lente natural do olho - o cristalino - que é uma lente convergente…
Sim, pode ser realizada na grande maioria dos casos, sendo necessária uma avaliação prévia por um especialista para pesar a relação custo/benefício deste procedimento.
Diferente dos EUA, facectomia com implante de lente intra-ocular (LIO) com finalidade refrativa, apesar de ser uma excelente forma de correção dos principais "graus", não é legalmente…
Independentemente da origem do implante, é importante verificar a sua qualidade, tirar as duvidas quanto à expectativa de visão após a cirurgia e confiar no seu médico.
Boa semana!
Por ser uma cirurgia intra-ocular em um órgão de extrema importância para o corpo, a facoemulsificação com implante de lente intraocular(LIO) é considerada uma grande cirurgia com porte anestésico…