A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
A direção em motos ou carros deverá ser executada de acordo com a sua segurança e exame oftalmológico em pos operatório. Caso a cirurgia tenha transcorrido sem intercorrências…
Pode ficar tranquilo(a)! As lentes de contato são uma espécie de órtese, que são posicionadas sobre sua córnea. Já as lentes intra oculares são próteses, que irão substituir o seu cristalino…
O tempo de recuperação da visão é muito variável.
Depende da dureza da catarata, do estado do endotélio da córnea no pré-operatório, da presença ou não de diabetes, do tipo de lente intra-ocular…
Facectomia com implante de lente intraocular (LIO) é o nome da técnica cirúrgica. Se a LIO está inclusa ou não, dependerá de seu convênio. Leia o contrato ou ligue para a sua seguradora de saúde…
É recomendado aguardar uma semana para que ocorra um fechamento completo da incisão da cirurgia. Com as técnicas mais modernas que utilizamos atualmente (facoemulsificação), não suturamos (damos…
Olá.
A visão levemente embaçada nos primeiros dias é normal. Durante cerca de um mês o olho ainda pode ter alteração parcial do grau.
Além disso, no caso de uma lente multifocal…
Olá.
Certamente as lentes mais modernas poderão representar um risco menor na cirurgia, uma recuperação pós operatória mais rápida e uma qualidade de visão melhor.
Porém a "urgência"…
Essa pergunta é muito frequente, mas se, hipoteticamente, não usasse lente nenhuma, o grau residual seria muito alto e desconfortável, na média, entre +18 a +22 graus de hipermetropia. Em outras…