A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
Não é um sintoma comum, mas pode estar presente no pós-operatório de uma cirurgia de catarata com implante de lente intraocular (LIO). Geralmente há uma neuro adaptação a sua lente artificial…
Bom dia, geralmente o uso de maquiagem pode ser liberado após a primeira semana de cirurgia. Lembre sempre de usar demaquilantes espeficificos para a área dos olhos e confirme com o cirurgião…
O procedimento cirúrgico para "retirada da catarata" não costuma estar associado à queixa de tontura em seu pós operatório, principalmente por períodos mais extensos. Entretanto, se…
Estes colírio são utilizados para "dilatara a pupila", podendo ou não dar cicloplegia, mas isso não deverá lhe interessar.
Alguns paciente têm mais dificuldade para dilatar,…
Provavelmente não. A tintura somente poderá causar problema se, acidentalmente, estiver presente na região ocular. Comunique este fato para o seu médico, faz parte da consulta pré-operatória.
Sim, mas o implante de uma lente intraocular com as mesmas características da que foi implantada na primeira cirurgia, irá facilitar a adaptação e dará melhor qualidade de visão.
Apenas com essas informações não dá para responder. Converse com o seu cirurgião e exponha sua dúvida.
Se você era míope antes da cirurgia de catarata e enxergava bem para perto, é normal…
O Termo Facectomia aplica-se a qualquer tipo de cirurgia de extração da Catarata: #extracapsular;
#facoemulsificação;
#a Laser (nessa última utiliza-se o laser de fentosegundo em…
Pode ficar tranquilo(a)! As lentes de contato são uma espécie de órtese, que são posicionadas sobre a sua córnea. Já as lentes intra oculares são próteses, que irão substituir o seu cristalino…