A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
O uso de uma lente como a Tecnis Symfony, da abbott, uma lente de foco estendido (EDOF) exige além e um pre operatório excelente, uma técnica cirúrgica perfeita, sendo realizada por facoemulsificação.…
O explante de lentes intraoculares pode ser realizado em qualquer paciente que tenha realizado a facectomia com implante de lente e a mesma esteja causando algum problema a visão do paciente,…
O grau da lente intraocular é calculado por aparelhos modernos, mesmo assim não é 100%, por isso quando colocamos uma lente intraocular,dependendo do paciente, pensamos em deixar um pouco míope,…
Esta cirurgia é feita pelo SUS sim! Geralmente existe alguma regulação ou da prefeitura ou postos de saúde para ter o encaminhamento para os centros oftalmológicos.
Poder pode.
Devemos apenas avaliar se vale a pena, por diversas razões. A primeira delas é a seguinte: se você foi submetido a retirada do cristalino e a lente intra ocular não foi implantada…
A facectomia é a retirada do cristalino (lente natural do olho), comumente substituído por uma lente artificial, e só pode ser realizada no Brasil se houver catarata. Quando o paciente apresenta…
Além do explicado pelo colega acima, facoemulsificação é o tipo de facectomia, esta é aquela que entra uma caneta por um orificio pequeno que irá “ triturar” e “ sugar” a catarata sem necessidade…
Como durante a cirurgia de catarata acontecem manipulações em várias estruturas extra e intra-oculares, inclusive na conjuntiva, em alguns casos ocorrem hemorragias sub-conjuntivais que desaparecerão…