A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
Para decidir a melhor técnica para o tipo de catarata somente avaliando no consultório. Porém, se não temos alterações da anatomia do olho, a melhor técnica, mesmo em cataratas maduras, sempre…
Bem, quando não se implanta a lente intra ocular durante a cirurgia de catarata é porque ocorreu alguma complicação e não houve suporte para se colocar a lente na posição habitual.
Entretanto,…
Nao é normal sentir dor
Pela cirurgia tanto tempo após o procedimento. A sensação visual de bolha deve ser também investigada, incluindo avaliação da parte posterior do olho com mapeamento…
Sim, dependendo de como a luz incide nos olhos, outra pessoa, de frente para você, consegue ver um pequeno reflexo de luz. Porém o paciente não enxerga o reflexo, exceto se diante de um espelho.
A cirurgia costuma ser de rápida recuperação. Repouso relativo nas primeiras 48 hrs. Evitar banho de mar e piscina nas 3 primeiras semanas. Caso faça algum tipo de exercício físico pergunte…
Não há rejeição à lente intra-ocular.
Caso esteja sentindo algo “estranho”, entre em contato com seu médico imediatamente.
Reações inflamatórias exacerbadas podem estar relacionadas…
Após a cirurgia de catarata, o olho fica sensível. A recuperação, que acontece aos poucos, faz com que a sensibilidade diminua e o paciente fique mais confortável. Boa recuperação!!!
Bom dia! Não há qualquer contra-indicação de implantação de lentes intra-oculares em pacientes portadores de Leucemia ou qualquer outra condição que apresente imunossupressão crônica.