A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
Bom dia, pontos flutuantes podem ser causados por alterações do vítreo (gel que preenche o olho) e possivelmente estão mais visíveis pela melhora da transparência após cirurgia da catarata. É…
Vento e poeira devem ser evitados nos primeiros dias para diminuir o risco de infecção. Esforços físicos pequenos não são problema, mas os esforços severos também devem ser evitados.
Boa tarde. Não é necessário ultrassom para ver a lente em situações normais. É importante uma consulta para saber se realmente se trata de limpeza da mesma para melhora da visão.
Boa tarde, è recomendado repouso físico. Caso seu oftalmologista não orientou para manter a posição de cabeça (olhar para baixo) não há contra indicação para Tratamento no cabelo!
Para submeter-se a cirurgia de catarata , o paciente deve estar o mais saudável possível ou com doenças crônicas estabilizadas (ex. diabetes , hipertensão) . Na presença de qualquer infecção…
É comum o desconforto com a luz(fotofobia) após a cirurgia de catarata. Entretanto após algumas semanas normalmente esses sintomas desaparecem. Caso ainda persistam, retorne em avaliação com…
Na verdade você deve estar sentindo a visão talvez ainda um pouco embaçada. Isso pode ser devido a alguns motivos incluindo a não correção total do astigmatismo. Com 20 dias de pós-operatório…
Boa tarde. Na maioria dos casos de cirurgia de facectomia o resultado visual é precoce. Alguns casos, por Particularidades podem demorar um tempo a mais. Não é possível dizer se é o seu caso…
Ola!! Apos cirurgias oculares o olho fica mais sensível às modificações do dia-a-dia. Mantenha os colírios recomendados, e procure novamente seu cirurgião!