O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da . A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa tarde! As lentes intraoculares para cirurgia de catarata têm realmente uma grande variação de preço dependendo do tipo de lente (depende da marca, do material, se é só para longe, para longe…

Dra. Dillian Pereira Dancini
Oftalmologista
Jundiaí
As suas lentes intraoculares não serão úteis para outra pessoa.

Após avaliação de cada caso, pode ter indicação sim de cirurgia de facectomia com implante de lente intra-ocular para a correção de alta miopia.

Dra. Isabella Franco Bastos
Oftalmologista
Uberlândia
Olá! Existem muitas marcas de lentes intra-oculares, desde as que te permitem melhor visão de longe e necessidade de óculos para perto após a cirurgia até aquelas que podem te dar uma maior independência…

Dra. Karina Ariane Gaio
Oftalmologista
Balneário Camboriú
Normalmente na cirurgia de catarata (sem intercorrências) a visão já tem uma melhora significativa logo após o efeito da anestesia passar. Entretanto o tempo de recuperação total da visão é variável…

Dra. Flávia Godoy
Oftalmologista
Santarém Novo
Sim, contando que não caia nenhum produto químico nos seus olhos não existe contra indicação ! Boa cirurgia !

é preciso avaliar cada caso , mas a subluxação não é uma contra indicação para a cirurgia da catarata.

Dra. Viviane de Oliveira Pereira
Oftalmologista
Brasília
Bom dia!
Tanto o glaucoma quanto.o diabetes podem causar danos oftalmológicos irreversíveis!
Não é possível, sem avaliação, informar se poderá haver melhora da visão! Só o médico…

Olá! Sim, caso reste algum grau residual após sua cirurgia de catarata, há opções para corrigi-lo, dependendo do grau.

Olá, após a cirurgia de catarata, é possível que o próprio corpo produza algumas células atrás da lente, que embaçam a visão (chamamos de opacidade de cápsula posterior - OCP). Para esse tratamento…