O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da . A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, como vai?
Vocês devem levá-la tão logo à uma consulta médica. Se ela não enxerga nada, certamente precisa ser examinada.

Olá, como vai?
Sim. Hoje temos como implantar uma lente complementar, tornando a visão longe e perto sem óculos possíveis.
Alguns requisitos precisam ser avaliados e então pode-se…

Olá sr. muitas vezes é colocado gás dentro do olho operado e este aparece na visão como um sintoma de mancha escura inferior. Fale com o cirurgião que o operou para se certificar.

Att,

Se a cirurgia foi sem intercorrências pode sim.
Eu dou alta aos pacientes com 7 dias após duas revisões e sobreaviso de trinta dias.

Olá, se você tiver catarata, ou acima de 55 anos, a cirurgia de catarata com implante de lente intraocular pode reduzir muito o seu "grau " ou até zerar.

Espero ter ajudado.…

Olá, algumas lentes podem causar um efeito visual chamado ''GLARE " que é um ofuscamento, e pode persistir por algumas semanas .
Espero ter ajudado.

Att.…

Olá. Nos primeiros dias após a cirurgia de catarata pode sim ficar embaçado devido a reação inflamatória pós-operatória. Mas com os colírios receitados para cirurgia ocorre a melhora da visão…

Olá, como vai? No exame médico oftalmológico, através da refração, é possível saber.

Sim, solicitando ao seu médico o certificado de garantia da lente.