A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
Boa noite. O que acontece com você é o que chamamos de MONOVISÃO. Um olho enxerga bem para longe e outro para perto. Isso lhe dará certa autonomia dos óculos e permitirá que fique bem por muito…
Olá!
O remodelamento corneano após o implante de anel pode decorrer por muitos meses após a cirurgia, e a refração pode modificar da mesma forma. Confira com seu médico se ajustando o grau…
Sim. As vezes o laser pode atingir a lente e deixar marcas que podem prejudicar a visão, no entanto, outros problemas não relacionados à lente também devem ser descartados
A cirurgia de catarata causa uma pequena inflamação ocular e pode causar fechamento pupilar sim, até por algum medicamento utilizado durante a cirurgia. É importante que você use os colírios…
Olá, pode ser normal. Depende do tipo de cirurgia da retina, se foi por hemorragia vítrea, se foi por descolamento, se foi por membranas, se foi colocado gas, óleo de silicone ou bss. São inúmeros…
Não há um consenso em relação ao tempo de repouso após a cirurgia da catarata. Mas para diminuir qualquer possibilidade de problemas, pelo menos 15 dias de repouso devem ser obedecidos para atividades…
O implante de lentes intraoculares envolve muitas variáveis. O resultado cirúrgico visual varia bastante entre os pacientes. Alguns efeitos colaterais como halos e glare ( embaçamento ou anéis…
Após a cirurgia de catarata a visão pode ficar embaçada por alguns dias e por motivos diferentes. Sem examinar é impossível dizer o que está ocorrendo. Use adequadamente a medicação prescrita…
Ola! Realmente, a cirurgia de catarata é feita apenas uma vez. Você pode estar apresentando opacidade da cápsula do cristalino, que pode ser resolvida com 1 laser ("limpeza da lente").…