O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da . A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Luiz Roisman
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Olá! Este sintoma, chamado "glare", é mais comum em lentes multifocais. Era muito comum no início da comercialização destas lentes e bem menos comum hoje em dia. Se implantou lentes…

Dra. Ana Elisa Coimbra
Oftalmologista
Rio de Janeiro
È importante saber ha quanto tempo foi realizada a sua cirurgia, pois algumas intercorrências no pos operatório tardio, podem estar relacionadas a baixa da acuidade visual, como por exemplo…

Dra. Patricia Ney
Médico de família, Especialista em medicina preventiva
Rio de Janeiro
Olá, depende do seu médico cirurgião te liberar de acordo de como foi a resposta cirurgica , sua cicatrização e os exames de pós operatório. Abraços

Costumo orientar evitar dormir do lado do olho operado nos primeiros 3 dias para não ter risco de pressionar o olho.
Mas isso depende como foi a cirurgia e a cicatrização pós operatória…

Dr. Luiz Roisman
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Olá! Não é uma situação muito comum e várias podem ser as causas da diplopia pós cirurgia de catarata, indo desde a confusão visual inicial por uma cirurgia recente (principalmente se o outro…

Dr. Luiz Roisman
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Olá, provavelmente este é um sintoma do descolamento do vítreo, chamado mosca volante. Normalmente isso ocorre após os 45, 50 anos de idade e a cirurgia de catarata pode estimular este processo,…

Dr. Luiz Roisman
Oftalmologista
Rio de Janeiro
A lente trifocal torica oferece a possibilidade de visão para perto, intermediária e longe. Dois dias ainda é muito pouco tempo pós cirurgia, e diversas situações podem estar acontecendo, desde…

A capsulotomia por Yag Laser vai resolver apenas se a causa da visão embaçada for a "sujeira" da lente; Deslocamento da lente intraocular pode causar prejuízos consideráveis a visão…