A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da .
A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída.
É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável.
A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia:
- Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada
- Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo
- Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção
Qual é a causa?
A catarata pode ser congênita ou adquirida.
As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes.
A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.
Quais os sintomas?
A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.
Qual o tratamento?
Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.
A cirurgia da catarata com o laser é ainda uma técnica pouco desenvolvida e serve apenas para uma pequena parte da cirurgia. O restante da cirurgia funciona como uma cirurgia convencional de…
Quando falamos em inflamações pós-operatória s, elas normalmente não duram tanto assim. Talvez seja algum problema de córnea ou retina que, aí sim, podem levar meses para melhorarem. Ter uma…
A bolha de ar pode ser utsada ao final da cirurgia e é eliminada pelo organismo em poucos dias. Em geral, apos uma semana da cirurgia a visão já deverá estar normal dependendo da lente que foi…
Usamos o termo “lente suja” pra explicar um processo natural que acontece depois de um tempo de cirurgia em muitos casos, principalmente para alguns tipos de lente. Mas na verdade o que opacifica…
Infelizmente a retina é uma estrutura ocular que não pode ser substituída.
Se você foi submetido a uma cirurgia de descolamento de retina e sua visão piorou , sugiro que peça orientação…
A qualidade de visão no pós-operatório de cirurgia refrativa depende de alguns fatores como idade, tipo e intensidade de defeito prévio (miopia/astigmatismo/hipermetropia) e grau residual após…