O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da . A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Marina Alvares Campos Cordeiro
Oftalmologista
Belo Horizonte
Ela pode sim, porém a cirurgia é mais complexa que a de catarata. Envolve uma incisão maior e é mais traumática e mais sujeita a complicações. No geral eu peso o risco benefício nesses casos.…

Sim, é necessário fazer sempre acompanhamento, o fato de ter operado a catarata não elimina a necessidade de realizar as outras avaliações como por exemplo a pressão intra-ocular e da retina.

Dr. Levy Paz Aguiar
Oftalmologista
Fortaleza
Pode fazer a cirurgia. Como ela tem diabetes e hipertensão necessita informar ao médico oftalmologista que irá opera-la para que antes da cirurgia seja realizado um exame da retina para saber…

Dra. Ana Elisa Coimbra
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Este tipo de de implante de lentes intraocular , é chamado de lente PREMIUN, pois além de mais caras , tem indicações precisas. ,
Sugiro que esses detalhes sejam discutidos com o cirurgião…

Dra. Ana Elisa Coimbra
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Após a cirurgia de catarata , mesmo que seja implantada a lente intraocular (prótese) para substituir o cristalino, pode haver necessidade do uso de lentes corretoras (óculos), no pôs operatório.

A lente dos óculos mesmo após a cirurgia de catarata pode sofrer alguma alteração no grau com o decorrer do tempo e é possível que melhore sua visão

Boa noite

Pode causar uma reação inflamatório sim
Melhor procurar um oftalmologista

Quem tem retinopatia diabetica pode sim fazer cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular. Para poder dizer qual o tipo ideal de lente e qual a provável melhora é necessário um exame…

Dra. Patricia Ney
Médico de família, Especialista em medicina preventiva
Rio de Janeiro
É preciso de uma avaliação pelo médico oftalmologista que lhe operou . Abraços