O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da . A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Provavelmente sim, mas um exame minuncioso deve ser realizado para tal. Deve-se descartar outras causas comuns com opacidade de cápsula posterior (que pode ser corrigido com um laser realizado…

Dr. Roger Miranda
Oftalmologista
São Paulo
O posicionamento da lente é conferido pelo exame feito pelo oftalmologista em consultório. Procure um de confiança para te esclarecer tais dúvidas.

Tingir o cabelo, pode!
Bebida alcoólica com moderação pode!
Varrer e passar pano, se não for fazer grandes esforços tbem pode

Acredito que após 1 semana, se o dentista não apoiar sobre a região do olho operado

Dra. Ana Paula Carneiro
Oftalmologista
Piracicaba
Os melhores resultados de visão com lentes intraoculares multifocais são alcançados quando implantamos essas lentes em ambos os olhos. Assim um potencializa o outro.
Colocar essas lentes…

Dra. Ana Paula Carneiro
Oftalmologista
Piracicaba
Lentes intraoculares que corrigem a visão longe e perto são as lentes mais modernas que dispomos para operar catarata nos dias de hoje. Proporcionam uma maior liberdade dos óculos após a cirurgia.…

Dra. Ana Paula Carneiro
Oftalmologista
Piracicaba
Olá, lente intraocular mal posicionada atrapalhando a visão é indicativo de fazer uma nova cirurgia para reposicionar ou trocar essa lente.
Lente opaca precisa necessariamente ser trocada…

Dra. Fernanda Piccoli Schmitt
Oftalmologista
Curitiba
Olá, idealmente deve aguardar 7 dias para retornar à prática esportiva. Se esta prática envolver piscina (natação, hidroginástica), pode ser necessário aguardar um tempo um pouco maior.