Facectomia para implante de lente intraocular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da . A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

Especialistas - facectomia para implante de lente intraocular

Perguntas sobre Facectomia para implante de lente intraocular

Nossos especialistas responderam a 377 perguntas sobre Facectomia para implante de lente intraocular

Olá, como vai?
Pode sim haver alguma diferença na visão longe ou perto. É preciso diagnosticar a causa e temos sim recursos para solucionar o foco longe na maioria das vezes.

bom dia. sim, bem normal! mas na persistência, procurar seu médico

Diante deste elevado grau de miopia , é improvável que tenha indicação de cirurgia refrativa a laser. Mas pode haver a possibilidade de um implante de uma lente intra ocular para reduzir o grau…

Especialistas falam sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular

Com a cirurgia de remoção da catarata (facectomia) o médico oftalmologista deve implantar uma lente artificial. No pré operatório o paciente é avaliado pelo Dr Daniel se é possível a correção da miopia/hipermetropia/astigmatismo/presbiopia. Caso seja interesse do paciente, poderemos optar por lentes premium, desde só visão simples com lentes asféricas, para evitar uma visão artificial, com uso de filtros para proteção da luz azul, ou lentes tóricas para correção do astigmatismo e multifocais (tórica ou não) para um resultado ampliado de longe/intermediário/perto com mínima dependência de óculos, ou como na maioria dos casos, a eliminação total deles.

A Cirurgia de Facectomia com implante de lente intraocular é muito usada para a correção da Catarata. Hoje em dia com a evolução das lentes intraoculares já realizamos cirurgia no menor tempo possível, com anestesia local, o que melhora o conforto do paciente no período de pós operatório e aumenta a velocidade de recuperação da função visual. Hoje também já realizamos o implante de lentes com o objetivo Faco refrativo, isto é, dispensar o uso dos óculos. Importante evolução nos últimos 10 a 15 anos.

Também conhecida como cirurgia de Catarata, a facectomia para implante de lente intraocular é segura e permite uma rápida recuperação. Há também a possibilidade de correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo durante a cirurgia de catarata. Em geral, a cirurgia tem duração de poucos minutos e é realizada sob anestesia local. O paciente retorna para casa no mesmo dia.

Fernando Martins De Oliveira

Oftalmologista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita

Cirurgia sob anestesia local e sedação, realizado em nosso Centro Cirúrgico, sem necessidade de internação. Possuímos o que há de mais moderno em aparelhos e microscópio. Utilizamos somente lentes intraoculares importadas, com objetivo de melhora visual e independência de óculos.

Quais profissionais realizam Facectomia para implante de lente intraocular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.