O Doppler transcraniano (DTC) é um exame de ultrassonografia que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro. Esta técnica não invasiva é fundamental para o diagnóstico e monitoramento de condições que afetam a circulação cerebral, como no caso de derrames, vasoespasmos e doenças vasculares cerebrais. Por ser um procedimento seguro e indolor, o Doppler transcraniano é uma ferramenta valiosa na neurologia, oferecendo informações cruciais sobre a saúde vascular cerebral sem exposição à radiação.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Disautonomia cerebrovascular é uma entidade ainda não classicamente aceita pela comunidade científica, daí sua dificuldade em encontrar informações sobre esse diagnóstico. Durante o exame de…

Boa tarde! O Doppler Transcraniano é um exame não invasivo, um tipo de ultrasson. Portanto não envolve riscos para o paciente e pode ser ser feito em qualquer faixa etária.

As pupilas, normalmente, contraem-se em ambientes luminosos e dilatam, quando menos luminosidade. Isso é um fenômeno autonômico, que são fenômenos regulados automaticamente pelo nosso corpo (e…

O doppler transcraniano é capaz de visualizar os vasos cerebrais. Desta forma, está indicado em uma série de situações como: acidente vascular cerebral, controle do vasoespasmo após a hemorragia…