Qual é a densitometria óssea?

Um teste de densitometria óssea é um teste especial de raios-X, usado para medir o teor de do osso, geralmente na região lombar (área lombar) e quadris. É também chamado de digitalização DEXA, scans QDR, ou medição da DMO (densidade mineral óssea).

Qual é a diferença entre uma densitometria óssea e Raio X?

Densitometria óssea mede o teor de cálcio dos ossos, que não pode ser calculado com uma radiografia normal. Apesar de nos raios-X poder parecer que os ossos contêm pouco cálcio, isso  não é confiável, já que algumas pessoas com podem ter radiografias completamente normais. A radiografia é mais confiável para detectar fraturas recentes e outras doenças dos ossos.

Onde a densitometria óssea é usada?

A densitometria pode ajudar o médico, que examina tal paciente para a osteoporose, para avaliar o risco que há de sofrer uma fratura óssea nos próximos anos. Em geral, aquelas pessoas cuja densidade mineral óssea é significativamente menor do que o normal para sua faixa etária e sexo são mais propensos a quebrar um osso. Se o paciente recebe tratamento médico para aumentar a  densidade óssea, o teste  pode ser repetido dentro de dois anos para avaliar a progressão.

Como é a densitometria óssea?

O teste demora entre 10 e 30 minutos, dependendo do equipamento utilizado e partes do corpo que são examinados. Se o médico quer ver se há osteoporose,  muitas vezes explora-se a coluna lombar e quadril, e no pulso, já que o seu conteúdo de cálcio é diferente de outras partes do corpo. Você pode comer antes do exame, e não precisa se despir (se as roupas não contenham botões ou zíperes de metal). Com  laptops cada vez mais utilizados, pode-se instalar um em uma consulta no centro de saúde, e assim verificar o BMD (densidade mineral óssea) do osso do calcanhar (calcâneo).

Exemplo de uma densitometria de quadril esquerdo

As áreas azuis do gráfico (à esquerda) representam a massa óssea em mulheres de diferentes idades. Como pode ser visto, a massa óssea é menor nos majores. Os da área azul escuro tem uma maior massa óssea do que a média para sua idade, enquanto que aqueles que estão na área azul estão abaixo. A curva dos homens é semelhante, mas é o melhor classificado no gráfico, e diminui menos com a idade (lembre-se que a com a sua diminuição do nível de hormônio feminino estrógeno, é uma das causas da osteoporose, daí a importância de consultar um médico nessa fase da vida, para os estudos relevantes)

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Francisco Blotta
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Boa noite
Procure um endocrinologista, podemos repetir esse exame, caso confirme a alteração, existem outras mudanças que podem ser sugeridas para contornar esse problema

Dra. Andresa Lima
Geriatra, Especialista em clínica médica
São Paulo
Olá, boa noite.
É preciso ver qual foi a causa da fratura, se osteoporose ou outras causas. Geralmente pedimos densitometria óssea de coluna lombar e fêmur e as vezes complementamos com…

Dr. Leonardo Lemos Rebouças
Ortopedista - traumatologista
Fortaleza
Você terá que fazer do lado sem prótese, caso tenha do dois lados , poderá fazer da coluna e com isso ter uma estimativa do restante.

Dr. Alexandre Blanc
Ortopedista - traumatologista, Especialista em diagnóstico por imagem
Rio de Janeiro
A retirada de artefatos é recomendada, principalmente sobre as regiões de interesse: coluna lombar, quadril e antebraço não-dominante.

Dra. Polyanna Nascimento
Cirurgião cardiovascular, Cirurgião geral
São Paulo
Boa tarde!
Ter alguma prótese mecânica no coração não contraindica a realização de exame de tomografia com contraste. Caso haja dúvidas com relação ao procedimento, indicações e contraindicações,…

Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Pode fazer no mesmo dia.

Sugiro não fazer nada por…

Dra. Victória Ampessan Damas
Generalista, Médico clínico geral
Campo Largo
A densitometria vai avaliar como estão os ossos, se há alguma deficiência como osteopenia ou osteoporose. Reposição de cálcio ou vitamina D ao longo de anos pode trazer algum benefício aos ossos,…

Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
Como há diversas perguntas a serem realizadas, características pessoais a serem checadas, exames para se averiguar, o primordial é que você possa ser atendida por um médico de sua confiança.

Dr. Auro Nobre
Radiologista, Especialista em diagnóstico por imagem
Americana
Sim, pode fazer raio x e densitometria óssea sem preocupação.