A curetagem semiótica com ou sem dilatação do colo uterino é um exame/método de tratamento que é realizado pelos e obstetras. A curetagem ou dilatação e curetagem (D&C) é uma intervenção cirúrgica que permite retirar os restos do aborto. A curetagem é necessária quando existem complicações após um aborto médico ou , por exemplo no caso de infecção ovular (aborto infectado) ou quando o abortamento é incompleto e possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumentos que se designam de velas. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização dum instrumento chamado cureta. Isto é feito nos casos em que existe acumulação de sangue ou proliferação do endométrio. A curetagem pode requerer a prévia anestesia da doente. Quando se trata apenas da colheita de material do endométrio, a anestesia local pode ser suficiente. A boa preparação do colo do útero, com medicamentos que provocam a sua dilatação, pode facilitar a intervenção sem recurso à anestesia. Na evacuação de conteúdo uterino recomenda-se sempre anestesia geral. Tratando-se de ato cirúrgico existe o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local). Diretamente relacionado com o ato da curetagem, existe o risco de ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O material guardado em formol pode demorar mais tempo para ser levado ao laboratório. O ideal é não ultrapassar 48h....

Pode, o colo já está pouco mais dilatado, facilitando a entrada pelo canal. Mas existe histeroscopia que é mais específica e exame com visão direta, ao contrário de curetagem que é realizado…

Olá. Se você uma sangramento uterino anormal e ao ultrassom tem alguma alteração na cavidade endometrial, a melhor avaliação seria através da histeroscopia e não através da curetagem. Não existe…

Olá. O sangramento após curetagem uterina pode durar ate 15 a 20 dias. Esse sangramento deverá ser em pequena quantidade, sem odor fétido, sem febre, sem dor abdominal excessiva. Esse sangramento…

Vc deve seguir as orientacoes do seu medico neste pos operatorio.Nada em excesso q recomendado

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias de seu médico.
Geralmente o retorno as atividades de vida habituais após uma curetagem poderá ser em 10 a 15 dias.
O repouso durante…

Ola. Antes da curetagem, não precisa de abstinência. No entanto, após a curetagem o repouso sexual pode chegar até 30 dias. A relação sexual precoce está associada a infecção e sangramento.

pode ficar inflamado, se a causa for endometrite... pode ser necessario tratamento para "desinflamar".

É necessário fazer o estudo anatomopatológico do material retirado para diferenciar de lesões benignas ou malignas (câncer). E continuar seu acompanhamento ginecológico com um especialista.

A Anestesia para a curetagem uterina pode ser geral ou bloqueio regional tipo raquianestesia.
O tabagismo aumenta o risco de trombose em qualquer procedimento cirúrgico realizado.