A curetagem semiótica com ou sem dilatação do colo uterino é um exame/método de tratamento que é realizado pelos e obstetras. A curetagem ou dilatação e curetagem (D&C) é uma intervenção cirúrgica que permite retirar os restos do aborto. A curetagem é necessária quando existem complicações após um aborto médico ou , por exemplo no caso de infecção ovular (aborto infectado) ou quando o abortamento é incompleto e possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumentos que se designam de velas. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização dum instrumento chamado cureta. Isto é feito nos casos em que existe acumulação de sangue ou proliferação do endométrio. A curetagem pode requerer a prévia anestesia da doente. Quando se trata apenas da colheita de material do endométrio, a anestesia local pode ser suficiente. A boa preparação do colo do útero, com medicamentos que provocam a sua dilatação, pode facilitar a intervenção sem recurso à anestesia. Na evacuação de conteúdo uterino recomenda-se sempre anestesia geral. Tratando-se de ato cirúrgico existe o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local). Diretamente relacionado com o ato da curetagem, existe o risco de ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite. O mioma subseroso encontra-se na camada externa do útero, enquanto a curetagem apenas atinge a parte interna (endométrio). Por tanto, a presença do mioma não impede o procedimento.…

De maneira geral, depois que cessar o sangramento vaginal, cerca de 10 dias apos o procedimento, já se pode ter relação sexual com segurança. Curetagem após aborto pode apresentar várias situações…

Oi
Depende da sua atividade profissional, mas em geral sete dias são suficientes para repouso. Converse com o seu Ginecologista para avaliação clínica e orientação adequada ao seu caso!

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. Veja a liberação para as relações sexuais, atividades físicas, atividades de vida…

Olá, Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Esclareça suas dúvidas, Veja a liberação para atividades físicas, relações sexuais e atividades de vida diárias. Veja a liberação…

pode ter pequenos sangramentos por 3 dias... mas 1 semana, pode ser outros problemas de coagulação.... convém conversar com medico que fez a cirurgia.... a disposição.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico.
Quando ocorre a embolização de miomas submucosos, isto é, que estão dentro da cavidade uterina, a eliminação deles pelo colo uterino pode…

Pode fazer após a curetagem, mas ideal é esperar pelo menos 7 dias. Mas para ver como ficou o útero, como foi raspado por dentro, o ideal seria uma histeroscopia, que deve ser feito entre 30…

Sim... é possível realizar a histeroscopia após a curetagem de pólipo... por alguns motivos: verificar se foi retirado totalmente, avaliar a cavidade se tem outros pólipos, prevenção de formação…