Constelação sistêmica familiar - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - constelação sistêmica familiar
Perguntas sobre Constelação sistêmica familiar
Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Constelação sistêmica familiar
Especialistas falam sobre Constelação sistêmica familiar
OBJETIVO
Trazer às claras o que está oculto (emaranhamento sistêmico) e buscar uma imagem de solução que inclua as leis do Pertencimento, do Equilíbrio e da Hierarquia, de forma a produzir harmonia e leveza.
DESENVOLVIMENTO
Individualmente e em consultório, o cliente traz um tema pessoal, para o qual o constelador se utiliza de bonecos ou âncoras de solo, para representar papéis da situação em questão.
DURAÇÃO DA SESSÃO
Cerca de 1 hora e meia
NÚMERO DE SESSÕES NECESSÁRIAS
Normalmente, uma única sessão
Elas começaram com Bert Hellinger que eu tive a honra de conhecer quando ele ainda não tinha criado as constelações no lançamento do seu livro "Love is Hidden Simmetry" pela Zeig & Tucker. Estudei constelações por 10 anos. É um recurso, uma postura que ajuda o paciente a se descobrir e obter insights sobre a sua história familiar que interfere na vida pessoal do paciente e ele pode estar pagando contar dos seus ancestrais. As constelações fazem com que o paciente tenha mais acesso e mais controle sobre a sua vida para decidir mais livremente como vivê-la e como se posicionar frente a ela, por isto é um recurso tão excelente.
Constelação Sistêmica é um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos. Este aprofundamento possibilita compreender como estes fatores influenciam em nossa tomada de decisão, reverter aspectos negativos que desequilibram nossa vida.
Deste modo, as heranças emocionais que herdamos de nossa família, como por exemplo, perdas, brigas, doenças, separações traumáticas e tragédias, podem ser âncoras negativas em nosso processo de evolução profissional e pessoal.
Constelação Familiar ou Sistêmica, significa algo que envolve vários aspectos multifatoriais e familiares. Busca dinâmicas ocultas familiares, que se encontram emaranhadas. É uma técnica fenomenológica, onde o terapeuta acompanha todo processo, com uma abordagem terapêutica. Assim, o objetivo é resolução de conflitos; seja uma doença, um questão financeira, relacional, profissional, decisão de uma carreira, enfim, vários fatores que estão causando " nos" na vida do individuo! Tem duas técnicas: em grupo ou individual. De grupo, com representantes que participam no trabalho; pode ser organizacional, vocacional, casal, individual ( com bonecos ).Constelar é um ato de Amor!
As constelações Familiares oferecem às pessoas a possibilidade de se conhecer por meio do campo energético de sua família, levando em consideração genes, crenças, modelos de comportamento e sua história conhecida ou oculta, tanto no espaço quanto no tempo. As constelações familiares nos dão a possibilidade de compreender esses emaranhados, sejam eles conscientes ou inconscientes, ou mesmo arraigados em nós.
A Constelação Familiar Sistêmica é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma ferramenta diagnóstica e profilática de saúde mental. Através dessa técnica é possível se visualizar a história de vida do paciente, buscando os emaranhamentos que ocorreram no passado e que podem gerar sofrimento até hoje. O atendimento pode ser feito individualmente no consultório ou nos grupos de constelação vivencial.
Quais profissionais realizam Constelação sistêmica familiar?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.