O que é uma colonoscopia?

O intestino grosso é dividido em cólon e reto. Embora este último e nas partes inferiores do cólon possam ser vistos diretamente com pequenos tubos de plástico ou de metal, o resto do intestino deve ser inspecionado por outros métodos. Estes são: exames radiológicos, como a radiografia simples ou enema de bário e os exames endoscópicos como a colonoscopia.

O que é uma colonoscopia?

O colonoscópio é um "telescópio" flexível com fibras finas e aproximadamente um metro de comprimento. É projetado para obter imagens dentro das cavidades acessadas ??e estas imagens podem ser gravadas em vídeo.

Equipado com uma luz poderosa para que o médico tenha uma visão clara.

O colonoscópio também pode soprar ar para dentro do cólon ou aspirar, se necessário, e também é equipado com ferramentas para lidar com alguma distância para o também poder realizar intervenções terapêuticas localmente.

Porque usar a colonoscopia?

A colonoscopia permite ao médico examinar o revestimento do intestino (mucosa) ao longo de todo o cólon e, portanto, é usada para investigar a perda de sangue, alterações nos movimentos do intestino, dor abdominal e mostradas por outros testes, como enema de bário, que requerem confirmação por visualização direta ou estudo microscópico de uma amostra de interessados ??em estudar o tecido obtido por biópsia.

Ela pode detectar , tais como inflamação ou ulceração da mucosa digestiva, pólipos (tumores benignos), divertículos e tumores de todos os tipos. Se necessário, o endoscopista pode também colher amostras de fora do tecido (biópsias) a ser estudado para fazer um diagnóstico patológico após a visualização microscópica de tais amostras.

O que acontece durante o teste?

Um dia antes do exame, o paciente deve tomar um laxante para garantir que o intestino esteja limpo e vazio, caso contrário, a visão é incompleta e o desempenho do teste muito mais baixo. Não comer ou beber nada durante 6 horas antes do procedimento. Colonoscopia não necessita de hospitalização e dura 20 a 40 minutos. Muitas vezes, é necessário injetar um sedativo através de uma veia para produzir uma sensação de sonolência e relaxamento durante a realização do exame ou tomar uma pílula tranquilizante na manhã do teste.

A pessoa deve permanecer deitada de lado durante todo o teste. O colonoscópio é lubrificado com gel e delicadamente inserido através do reto e do resto do intestino grosso através do ânus. Pode respirar um pouco de ar suavemente para o intestino para melhorar a visão de seu revestimento. Isso pode tornar a pessoa que está sendo testada ter uma desagradável sensação de plenitude abdominal e, portanto, um desejo incontrolável de soltar gazes, mas é importante não fazer até que o médico tenha todas as fotos e amostras necessárias. Quando o endoscopista, por vezes, tem que tomar pequenas amostras de tecido (biópsias), o paciente não sofre nenhuma dor com isso. O tecido é enviado para um laboratório especializado para a análise patológica e os resultados estarão prontos e disponíveis para o médico em alguns dias.

Depois de completar a colonoscopia permit-se que o paciente se recupere do teste até que passe o efeito do sedativo e pode voltar para casa. Se você tiver removido um pedaço maior de tecido, como um pólipo, pode ser necessário permanecer no hospital sob observação por algumas horas para ver se há  sangramento. É claramente desaconselhável para os pacientes  voltarem para casa sozinhos e dirigirem seu próprio carro, devido à sedação.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

No momento não é grave pois foi retirada. O adenoma tubular com displasia de alto grau é uma lesão pré-maligna, ou seja, viraria um câncer se não tivesse sido retirada. Vários fatores podem influenciar…

Se você não sentia isso antes, deve procurar um médico para que seja avaliado e pesquisado a causa dos seus sintomas. Em um procedimento habitual de colonoscopia, apos o exame o paciente pode…

É possível realizar o exame de colonoscopia sem sedação. Em alguns países na Europa, como Inglaterra e Alemanha, a rotina é realizar sem sedação. Já realizei exames sem sedação e com bom conforto…

Os enemas podem ser uma alternativa para o preparo, mas são necessários muitos enemas, dieta sem resíduos para um preparo adequado. O preparo intestinal é realizado de forma melhor e mais eficiente…

Pela sua descrição provavelmente se trata de uma trombose hemorroidaria, que é uma inflamação nas hemorróidas externas. Pode ter sido desencadeada pelo próprio preparo intestinal, pelo número…

Isso varia de clínica para clínica, para saber tem que ligar em clínicas de endoscopia ou consultórios médicos para orçar.

É reversível, mas temos que nos certificar de que a bactéria foi tratada. Mesmo após tratamento da infecção, algum processo inflamatório pode manter-se por algum tempo, retornando ao normal em…

É importante uma avaliação médica e nutricional afim de que sejam orientados as medidas para melhora do hábito intestinal e exclusão de possíveis doenças intestinais que não apresentam alterações…

Não há limite estabelecido. O que vai determinar é o tamanho, localização e o tempo de cada mucosectomia. Tem que imperar o bom senso e parar quando o tempo total do exame já está bem prolongado.

Sua pergunta deve ser respondida pelo médico que realizou a colonoscopia. Preparo intestinal inadequado, estenoses (estreitamentos do intestino grosso), entre outras causas, podem impedir um…