A colectomia parcial (hemicolectomia) por câncer é um procedimento médico onde uma porção do intestino grosso, e linfonodos da região são removidas na conseqüência da presença de um . A colectomia parcial ou hemicolectomia por câncer é a remoção parcial (metade ou menos), do intestino grosso (cólon) por presença de tumores malignos (carcinomas). Poderá ser efectuada tanto do lado direito, como do lado esquerdo do intestino. A colectomia parcial é realizada através de uma grande incisão na parede abdominal. A área afectada do intestino é removida e é efectuada a anastomose das duas terminações restantes. O local da incisão é uma ferida cerca de 20 cm de extensão na zona abdominal que provoca dores, pelo que será administrada analgesia. O paciente permanece com oxigenoterapia até acordar e então apresentar uma respiração normal. Poderá ser feita uma (abertura temporária do intestino ao abdómen) se for necessário poupar o intestino do trabalho digestivo enquanto está cicatrizando. A temporária será fechada mais adiante. Se for removida uma grande parte do intestino, a colostomia poderá ser permanente. No período em que não são administrados alimentos por via oral, existirá uma perfusão contínua de soro glicosado durante cinco a seis dias após a cirurgia, que permitirá o fornecimento de líquidos. Também é colocada uma sonda nasogástrica com a função de drenar líquidos até que o estômago comece a trabalhar correctamente outra vez. O primeiro levante depois da hemicolectomia será efectuado no dia seguinte à cirurgia, caso o paciente não apresente muitas dores abdominais. A actividade será aumentada de forma gradual até que atinja a actividade considerada normal. Deverão então ser efectuados ensinos ao paciente para que se proteja o local da incisão e não ocorrer deiscência. O paciente deverá descansar não efectuando esforços durante várias semanas. Os pontos ou agrafos são retirados sete a dez dias após a cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite.

É necessário saber em que condições estava seu tumor no momento do procedimento, o resultado do exame anatomopatológico da peça retirada e se havia acometimento à distância.…

Não.

Só é feita quando não consegue - se fazer uma anastomose primária ou quando há risco de deiscencia desta, como infecções ou desnutrição, por exemplo.
O ideal é conversar…

Difícil julgar sem analisar o caso por completo. Pode acontecer desde que seja bem esclarecido

Em primeiro lugar devemos ponderar o que é vida normal. A qualidade de vida no pós operatório vai depender da cirurgia que foi realizada e do estadiamento da doença.

Existem inúmeras informações à serem obtidas, principalmente examinar o sr. seu pai.
Nesse momento, em minha opinião, sugiro que entre em contato com o médico que o operou, para ser reavaliado.

Esta pergunta quem poderá te responder somente é o cirurgia responsavel pelo caso, pois existem vários tipos de estomia (ileostomia terminal, ileostomia em alça, colostomia terminal e colostomia…

O termo colectomia se refere a retirada do cólon (da mesma forma que a retirada do apendice é chamada de apendicectomia, a retirada do rim - nefrectomia, a retirada da amigdala - amigdalectomia,…

Se a colectomia envolveu o reto, tem alguma chance de ter algum problema na função sexual como falha na ejaculação ou ereção no pós operatório.Muitas vezes se recupera após um tempo, outras vezes…

A colectomia é uma cirurgia de grande porte, que necessita de um cuidado pós operatório direcionado. Precisa se mobilizar normalmente, se alimentar com dieta leve, evitar esforços físicos e fazer…

A reabsorção dos sais biliares ocorre em 95% no íleo terminal (porção final do intestino fino) porque o resto é eliminado na urina (urobilinogênio) e nas fezes (estercobilinogênio). Se você fez…