O que é a citologia?
A citologia é uma técnica que envolve olhar para as células sob um microscópio para estudar a sua morfologia, é usado em inúmeras especialidades médicas e cirúrgicas. No entanto, ao longo deste artigo, a palavra citologia é usada exclusivamente para definir a amostragem do colo do útero.
O que é um exame de Papanicolaou?
Para entender a importância de usar esta técnica, vamos explicar o que acontece antes da formação do câncer cervical.
O colo do útero, , está localizado na parte inferior do útero. O tecido que forma o colo do útero é submetido, em sua fisiologia, uma série de mudanças que se desenvolvem nas mulheres, culminando com o início da relação sexual. Na grande maioria das mulheres essas mudanças ocorrem dentro da normalidade, mas às vezes sob a influência de fatores de risco, podem levar a malignidade. A estrada que leva a esta situação é progressiva, inicialmente formando células anormais, mas não malignas, mas um prenúncio de aumento do risco de câncer de colo do útero no futuro. Além disso, essas mudanças não apresentam sintomas na maioria dos casos, tornando ainda mais difícil de diagnosticar.
Assim, a razão para o uso da citologia é detectar essas lesões pré-malignas para corrigi-las o mais rapidamente possível.
Lesões pré-malignas levam ao câncer do colo do útero?
Não, nós insistimos em esclarecer que o médico não pode prever se esse prejuízo vai resultar em câncer, podem permanecer estáveis ??durante anos ou degenerar após a fase de repouso, embora deva ser distinguido, como em lesões pré-malignas, existem diferentes graus de gravidade: a partir de células semelhantes ao normal quase a alterações perto do câncer.
Tenha em mente que para a formação de câncer deve ter passado um período considerável de transformações, que podem levar anos.
Pesquisas recentes mostram um retorno dessas lesões ao normal em torno de 30-50%, e do progresso do câncer, um percentual próximo a 30%, dependendo dos diferentes estudos.
Quando deve ser o primeiro exame de Papanicolau?
A mulher deve passar por um completo, que inclui um teste de Pap quando ela começa a ter relações sexuais.
Como é um exame de Papanicolaou?
A citologia é feito em conjunto com um exame ginecológico. Com uma pequena espátula de madeira ou uma pequena escova para tira-se uma amostra de células da superfície do colo do útero, um processo que é feito com apenas um arranhão pequeno na área. A amostra é colocada em uma pequena folha fina de vidro (chamado de slides) e enviado ao laboratório para exame microscópico.
O que acontece quando os resultados da citologia é normal?
O paciente é informado dos resultados favoráveis ??do teste e recomenda-se repeti-lo uma vez por ano, até que você tenha três períodos consecutivos de Papanicolau normal, então irá gradualmente espaçamento, se apresentou resultados satisfatórios.
O que acontece quando há resultados uma anomalia?
Como mencionado acima, lesões pré-malignas mostram diferentes graus de alteração, variando de leve a grave.
No caso de uma ligeira alteração (chamado pelo termo médico displasia leve), a atitude a ser seguido é o de realizar uma nova citologia em seis meses, para confirmar se houve desordem celular.
Quando se trata de um alto grau de alteração, ou seja o que é displasia severa, recomenda-se o paciente passar por uma colposcopia para uma melhor exploração e amostragem.
O que é uma colposcopia?
Este é um procedimento de exame ginecológico de colo do útero através de um instrumento chamado colposcópio, que funciona como uma lupa. Com o colposcópio começa a ver sinais indiretos de uma grande transformação da área para o câncer cervical. Na mesma scan, amostras maiores são retiradas do colo do útero (biópsia), especialmente em áreas que observam o colposcópio suspeitos de malignidade.
Dependendo do grau de envolvimento que estamos vendo nestas biópsias, nós vamos agir de forma mais ou menos agressiva em termos de diferentes possibilidades terapêuticas.









