Para a ou cistouretroscopia usam-se dois tipos de cistoscópios: o cistoscópio padrão rígido e o cistoscópio flexível. O método para introduzir o cistoscópio varia, mas o exame é o mesmo. Quando se usa o cistoscópio padrão rígido, o paciente fica na posição de litotomia (deitado de costas, com os joelhos flexionados e separados). Limpa-se a uretra e aplica-se um local. O instrumento é então, introduzido pela uretra até a bexiga. O cistoscópio flexível pode ser mais fácil para ser introduzido do que o modelo rígido, não sendo necessário ficar na posição de litotomia. A escolha do tipo de cistoscópio depende do objetivo do exame. Através do cistoscópio, introduz-se água até encher a bexiga (o médico perguntará ao paciente a sensação produzida). À medida em que a água enche a bexiga, distende suas paredes, possibilitando ao médico a observação total das mesmas. Quando a bexiga está cheia, o paciente sente o desejo de urinar, mas precisa permanecer cheia até completar o exame. Caso apareça algum tecido anormal, retira-se uma pequena amostra (biópsia) através do cistoscópio, para análise. A cistoscopia dura aproximadamente 15 a 20 minutos. A biópsia da bexiga geralmente é realizada como parte de uma cistoscopia. Caso sejam encontradas anomalias na bexiga ou um tumor estiver visível, retira-se uma amostra de tecido que é enviada ao laboratório para análise. Pode haver um pequeno desconforto quando o cistoscópio passar pela uretra em direção à bexiga. Após o líquido encher esta última, sente-se um pequeno incômodo (intensa vontade de urinar). Durante a biópsia, pode haver algumas leves pontadas. Depois que o cistoscópio é retirado, a pode ocorrer dor na uretra e ardor ao urinar por um ou dois dias. Este exame é freqüentemente realizado para diagnóstico de câncer na bexiga ou na uretra.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Roberto Medeiros
Urologista
Rio de Janeiro
Essas alterações podem ocorrer devido o procedimento cirurgico. Porem manteha contato sempre com seu medico. abraço

Boa tarde! Vai depender se a cistoscopia foi feita com biópsia ou não, qual o tipo de hemodiálise que será feita e se tem algum sintoma pós procedimento. Na maioria das vezes não há contra-indicação,…

Infelizmente é um efeito adverso do procedimento. Seria interessante avaliação do urologista que solicitou o exame.

O uso de cateter vesical de demora (“algália”) se faz necessário em alguns casos após a biópsia da bexiga.
O tempo de uso dependerá do sangramento na urina e da extensão da biópsia.

Dr. Roberto Medeiros
Urologista
Rio de Janeiro
Alguns sintomas podem ocorrer após a cistoscopia. Porém sempre deve ser informado ao seu médico. abraço

Dr. Marco Comper
Urologista, Cirurgião geral
Vila Velha
A princípio não deve se preocupar, mas precisa manter o acompanhamento junto ao seu urologista, com exames laboratoriais e de imagem. Avaliando ainda a necessidade de cistoscopia.

Olá
Devido a manipulação você pode estar com uma infecção urinária. Procure um urologista para uma avaliação
Att
Dr Alexandre de

Ola
O preço vai variar dependendo do hospital, dia da semana e se tem convênio ou não.
Marque uma consulta e leve os exames para ser avaliado
Att
Dr Alexandre

Dr. Gunther Luis Rodrigues
Urologista, Médico do trabalho
Jales
Até que se prove o contrário, está falando de lesões vegetantes que podem ser tumores. A biópsia via endoscópica que é realizada por Cistoscopia através da uretra vai revelar se o tumor em questão…

Se depois do tratamento com antibiótico o exame de urina não constar mais infecção e os sintomas persistirem pode ser um caso de cistite intersticial ou Síndrome da bexiga dolorosa. O tratamento…