Cirurgia para cálculo renal - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - cirurgia para cálculo renal
Perguntas sobre Cirurgia para cálculo renal
Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Cirurgia para cálculo renal
Especialistas falam sobre Cirurgia para cálculo renal
A Cólica Renal consiste geralmente na pior experiência dolorosa do indivíduo e umas das causas mais comuns às visitas aos Pronto-Socorros.
Atualmente existe uma série de tratamentos minimamente invasivos, ou seja, com a mínima agressão cirúrgica. Muitas técnicas utilizam as próprias vias naturais do sistema urinário para o acesso aos cálculos (cirurgias sem corte). Outras utilizam orifícios mínimos (com cerca de 2 a 3 cm) para acessarmos o interior dos rins e tratarmos cálculos maiores.
É fundamental a avaliação pelo Urologista para o diagnóstico preciso e, assim definirmos qual o tratamento mais seguro e eficaz para o seu problema.
O desenvolvimento de instrumentais cirúrgicos modernos permitiu uma revolução no tratamento dos cálculos renais.
Atualmente, quase todos os casos são tratados com procedimentos minimamente invasivos, com rápida recuperação e baixos riscos.
As principais opções cirúrgicas são:
1. Ureterorrenolitotripsia semi-rígida ou flexível a laser - realizadas pelo canal da uretra, sem incisões cirúrgicas, especialmente para cálculos do ureter e do rim < 02 cm.
2. Nefrolitotripsia percutânea - procedimento sob anestesia geral, para cálculos renais > 02 cm, com incisão de 2-3 cm, punção do rim, dilatação do trajeto até o rim, fragmentação e retirada dos cálculos maiores pela região lombar.
Nos paciente com cálculos de 20mm ou mais o procedimento padrão ouro é a litotripsia percutânea. Para cálculos renais inferiores a 20mm está indicado o procedimento de nefrolitotripsia extracorporea. Existem alterativas para esses procedimentos, de cirurgia aberta até procedimentos endoscópicos e percutâneos miniaturizados. Procure um especialista.
A ureterorrenolitotripsia flexível (URL flexível) é indicada para o tratamento de cálculos renais e ureterais. Essa é uma cirurgia minimamente invasiva, pois utiliza o próprio sistema urinário como acesso até os cálculos, sem a necessidade de incisões ou cortes. Isso proporciona rápida recuperação e baixa taxa de complicações. A fragmentação dos cálculos é feita com o laser. Esse procedimento é realizado em hospital com tempo de internação em geral < 24 horas.
Resultados:
A massa de cálculos é o fator mais importante para predizer o sucesso de URL flexível, alcançando 90% de sucesso em cálculos de até 2 cm.
O cálculo renal é uma formação na maioria das vezes mineral, endurecida, que se origina dentro do sistema coletor do rim e cresce lentamente, podendo causar grandes crises de dor. Atualmente existem várias modalidades de tratamento minimamente invasivo, como Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO), que pode fragmentar os cálculos sem necessidade de cirurgia - por fora do corpo uma onda faz o cálculo vibrar e quebrar em pequenos pedaços. URS a laser para tratamento de cálculos renais e também a Nefrolitotripsia Percutânea que permitem a entrada de uma câmera no rim, a quebra e a extração dos cálculos de forma satisfatória.
Quais profissionais realizam Cirurgia para cálculo renal?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.