Quando a fratura de tornozelo é grave e instável, o osso foi deslocado e fraturado em fragmentação, ou o tratamento ortopédico não é satisfatório, deve se executar uma fixação cirúrgica. O tipos de fratura podem ser três: fratura unimaleolar (ou fratura do primeiro maléolo medial da frente da tíbia), fratura bimaleolar (fratura, do primeiro e segundo maléolo ou maléolo lateral da tíbia) e fratura trimaleolar (fratura dos dois anteriores e também do terceiro maléolo localizado na parte de trás da tíbia). A operação consiste na incisão lateral para expor o local da fratura e colocar os acessórios de fixação. Em seguida, os parafusos são colocados através de uma incisão média. Uma vez que a cirurgia é concluída, é essencial o período de reabilitação para que a recuperação pós-operatória seja completa.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A dor que você está sentindo ao redor do local onde foi colocado o fio pode ser devido a vários fatores relacionados à cicatrização e à presença do material cirúrgico. Aqui estão algumas considerações:

Depende de como é essa fratura do perônio e qual outro osso que quebrou. Se no perônio foi só uma fratura-avulsão, por exemplo, sim, já poderia pisar. Pelas fraturas das falanges, não há contra-indicação…

Depende. Na maioria das vezes, é normal ainda (alterações na pele, inchaço podem ocorrer meses após a cirurgia / fratura). Importante manter o acompanhamento com o seu cirurgião para descartar…

Bom dia,

fraturas em regiões articulares podem sim deixar sequelas, para avaliar a sua articulação e o grau de mobilidades que você dispõe seria necessário analisar as radiografias…

Quente e vermelhor após 30 dias não é comum.
O melhor é que marque retorno com o seu médico o quanto antes, mesmo antes de terminar a fisioterapia, para ser examinado.

Provavelmente foi feita uma osteossintese com fios de kirchner que se chama de ¨cerclagem ¨. Nessa forma de osteossintese o material de sintese costuma ficar bem abaixo da pele o que causa incomodo…

Após passar por uma cirurgia de redução e osteossíntese para fraturas na tíbia e fíbula, é comum que o pé ainda esteja roxo e a região ao redor do tornozelo permaneça inchada após 29 dias. Esses…

É necessário procurar um especialista para avaliar a causa dessa dor, se houve uma consolidação adequada da fratura, causas de metatarsalgia, dentre outras patologias. Não é normal sentir dor.…

Em geral uma fratura incompleta abaixo da articulação tibiotársica tem tratamento conservador. Faz uma imobilização com bota gessada ou órtese tipo bota imobilizadora longa por 3-6 semanas. A…

Depende se você quer reabilitar rápido ou não. Agende sua consulta para melhor tratamento.