Quando a fratura de tornozelo é grave e instável, o osso foi deslocado e fraturado em fragmentação, ou o tratamento ortopédico não é satisfatório, deve se executar uma fixação cirúrgica. O tipos de fratura podem ser três: fratura unimaleolar (ou fratura do primeiro maléolo medial da frente da tíbia), fratura bimaleolar (fratura, do primeiro e segundo maléolo ou maléolo lateral da tíbia) e fratura trimaleolar (fratura dos dois anteriores e também do terceiro maléolo localizado na parte de trás da tíbia). A operação consiste na incisão lateral para expor o local da fratura e colocar os acessórios de fixação. Em seguida, os parafusos são colocados através de uma incisão média. Uma vez que a cirurgia é concluída, é essencial o período de reabilitação para que a recuperação pós-operatória seja completa.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sugiro que faça uma avaliação minuciosa com especialista sobre o caso, pois artrose pós fratura bimaleolar é um evento raro. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, depende de cada caso.

A infecção, quando ocorre, costuma ocorrer logo no pós operatório imediato ou nas primeiras semanas. O índice de infecção é baixo. Quanto à remoção dos implantes, dificilmente isto será necessário.…

Olá,

Sim, em especial se o material de síntese fornecer atrito aos tendões que passam perto dele.

Sim, desde que tenha feito acompanhamento e fisioterapia adequados. A recuperação nesses casos costuma ser completa. Obviamente, tudo depende da gravidade da fratura inicial.

Olá,

Em geral, após a retirada do material de síntese do tornozelo, o uso de muletas e uma órtese imobilizadora do pé são sugeridos por cerca de 15 dias. O retorno ao esporte ocorre…

Os implantes no tornozelo provavelmente não têm relação com a sensação de aperto na perna. Sugiro procurar um especialista para uma boa avaliação clínica tanto a respeito da cirurgia realizada…

Bom dia.
A progressão de carga depende exatamente do que você operou e da conduta do seu cirurgião. Converse melhor com ele a respeito disso.
Espero que tenha ajudado.

Bom dia.
Sim, qualquer fratura em uma articulação pode evoluir com artrose precoce ou rigidez articular, que são as complicações mais comuns.
Espero que tenha ajudado.

Olá

A retirada dos implantes não é de indicação formal, e pode estar indicada na vigência de dor, infecção local ou nova fratura perto do implante, entre outras indicações. Em geral,…

Olá,

Tudo depende de quanto tempo faz que você fez a cirurgia e o estado atual da sua articulação do tornozelo. Uma parcela da população sente dores nos implantes e isso pode ser…