Quando a fratura de tornozelo é grave e instável, o osso foi deslocado e fraturado em fragmentação, ou o tratamento ortopédico não é satisfatório, deve se executar uma fixação cirúrgica. O tipos de fratura podem ser três: fratura unimaleolar (ou fratura do primeiro maléolo medial da frente da tíbia), fratura bimaleolar (fratura, do primeiro e segundo maléolo ou maléolo lateral da tíbia) e fratura trimaleolar (fratura dos dois anteriores e também do terceiro maléolo localizado na parte de trás da tíbia). A operação consiste na incisão lateral para expor o local da fratura e colocar os acessórios de fixação. Em seguida, os parafusos são colocados através de uma incisão média. Uma vez que a cirurgia é concluída, é essencial o período de reabilitação para que a recuperação pós-operatória seja completa.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Se nenhuma complicação ocorreu na consolidação da fratura e na cicatrização dos ligamentos e os parafusos que se soltaram o estão incomodando, é melhor retirar todo o material de implante para…

Olá. O tempo depende da qualidade da fixação que foi realizada, da capacidade de consolidação, e da presença de lesões ligamentares associadas. Atualmente há implantes de ótima qualidade no mercado;…

A ideia é não retirar o material de síntese (placa e parafuso). Porém, caso haja incômodo por conta do material, a conduta é retirar cirurgicamente.

Espero que tenha ajudado !

Não é o que ocorre frequentemente. Caso realmente exista a soltura, e a fratura já esteja completamente consolidada, a cirurgia de retirada do material de síntese se faz necessária.

É necessário saber o tipo de osteossíntese feita e se a fratura está consolidada. Com esses dados é possível retornar as suas atividades.

Radiografias podem evidenciar melhor seu caso.
No entanto. Talvez precise remover apenas o parafuso que está solto.

Olá,

Provavelmente sim, pois esta é a cicatriz que o osso produz para se unir. Existe a chance de realizar um aplanamento desse calo com o tempo, mas não é aconselhado para fins…

Primeiramente precisaríamos saber se sua fratura foi do osso calcâneo ou dos maléolos (ossos do tornozelo). Cada tipo de fratura tem a sua gravidade e tempo de recuperação, que também varia de…

Para lhe responder essa pergunta eu deveria avalia-lo, inclusivo saber como foi a cirurgia e como você se encontra fisicamente. Normalmente depois de 20 dias da cirurgia você já poderia estar…

A recuperação é variável, mas nunca menor que 3-4 meses para o retorno ao esporte de maneira mais segura.

Boa recuperação!