Quando a fratura de tornozelo é grave e instável, o osso foi deslocado e fraturado em fragmentação, ou o tratamento ortopédico não é satisfatório, deve se executar uma fixação cirúrgica. O tipos de fratura podem ser três: fratura unimaleolar (ou fratura do primeiro maléolo medial da frente da tíbia), fratura bimaleolar (fratura, do primeiro e segundo maléolo ou maléolo lateral da tíbia) e fratura trimaleolar (fratura dos dois anteriores e também do terceiro maléolo localizado na parte de trás da tíbia). A operação consiste na incisão lateral para expor o local da fratura e colocar os acessórios de fixação. Em seguida, os parafusos são colocados através de uma incisão média. Uma vez que a cirurgia é concluída, é essencial o período de reabilitação para que a recuperação pós-operatória seja completa.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Para poder emitir qualquer opinião sobre problemas ortopédicos é necessário realizar exame clínico e, eventualmente, solicitar exames de imagem. No caso citado não dá para entender se se trata…

O diagnóstico de síndrome do túnel do tarso é de exclusão, ou seja, primeiro é necessário pesquisar com muito cuidado e atenção outras possíveis causas relacionadas aos sintomas de dor e formigamento…

Claro que sim. Fraturas luxações do tornozelo são lesões potencialmente graves que podem levar a artrose (desgaste) da articulação do tornozelo. Mesmo com a cirurgia não é possível afirmar com…

É necessário exame clínico detalhado e verificação dos exames de imagem para poder responder sua pergunta com responsabilidade.

Imagino que você esteja se referindo a uma fratura bimaleolar do tornozelo. Neste caso é necessário avaliar os exames de imagens (radiografias) do tornozelo para poder estabelecer o prognóstico.…

Sim. Quanto maior o empenho na fisioterapia, desde que seu próprio médico tenha orientado a modalidade e a frequência das sessões, mais rapidamente o resultado almejado pode ser alcançado.

Esse parafuso e usado para tratar uma lesao de um ligamento do tornozelo que acontece algumas vezes com fraturas. Esse ligamento chama-se sindesmose.
A retirada deste parafuso nao e consenso.

Se não for retirado pode quebrar, e a princípio não incomodaria. Muitos médicos não retiram, eu prefiro retirar.

Estudos mostraram que o resultado a longo prazo não muda. Tanto faz retirar o parafuso ou deixá-lo. Mesmo se quebrar não terá diferença. Mesmo para a prática de atividades físicas. O importante…