A braquiterapia (também denominada terapia de radiação intersticial ou terapia com implante de sementes) é um tipo de terapia de radiação usadas para tratar o câncer. Consiste em um procedimento minimamente invasivo, através do qual o médico implanta minúsculas sementes radioativas (com aproximadamente a dimensão de grãos de arroz) permanentes no tumor. As sementes são implantadas sob anestesia, através de agulhas. As sementes são suficientemente pequenas para que o paciente não as sinta. Dependendo das circunstâncias em que se encontra, será utilizado radioativo (I -125) ou paládio (Pd-103). O material radioativo emite uma radiação localizada durante determinado número de meses visando a destruição do câncer. Ao contrário da terapia de radiação externa em que raios de alta energia de raios-X gerado por uma máquina são dirigidas ao tumor de fora do corpo, a braquiterapia coloca material radioativo diretamente ou perto do tumor. Permite ao médico usar uma dose maior total para tratar uma pequena área em menos tempo do que é possível com o tratamento com radiação externa. A braquiterapia tem sido muito utilizada no Brasil, principalmente em tumores ginecológicos. A única desvantagem desta técnica é que não pode ser utilizada quando o tumor não está restrito somente a uma área. Se o tumor extravasou um órgão alcançando outros órgãos ou linfonodos vizinhos, a braquiterapia não alcança à distância. Portanto, é um tratamento muito restrito, que só tem indicação para tumores muito pequenos. O implante de sementes é um tratamento eficaz para homens com localizado (limitado ao órgão) e não requer qualquer incisão cirúrgica proporcionando aos pacientes um curto período de recuperação. A braquiterapia pode ser um procedimento sem internamento pois a maioria dos indivíduos recebem alta no mesmo dia do tratamento e podem retomar suas atividades normais alguns dias após o tratamento. A braquiterapia é usada para tratar câncer em todo o corpo, incluindo o de próstata, colo uterino, cabeça e pescoço, pele, mama, vesícula biliar, útero, vagina, pulmão, reto e olho. O tratamento é possível para pacientes que, por exemplo, tenham contra- indicação para realizar uma cirurgia. É um tratamento com pouca toxicidade e bons resultados.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.


Após quimioterapia, radioterapia e braquiterapia para câncer no colo do útero, é possível que o tecido da região vaginal e cervical esteja mais sensível, o que pode causar sangramentos…

Boa tarde! Como você passou por um tratamento oncológico complexo, e agora está sentindo dores, precisa ser reavaliada pelo médico. Recomendo que você agende uma consulta com seu Oncologista…

Oriento realizar seus exames de reestadiamento. Caso estejam normais, pode ser efeito sequelar da terapia oncológica.

Boa tarde! Depende muito do tratamento que for feito, porém é relativamente comum haver corrimento após o tratamento, especialmente se realizada braquiterapia. No entanto, como existem diversas…

Boa tarde! O colo de útero pode ficar friável e sensível ainda em seis meses após a Radioterapia, mas se havia sangramento, oriento que você passe em consulta com seu Oncologista / Ginecologista…

Olá... corrimento é sim esperado nestas situações, porém devemos observar a qualidade desse corrimento. Caso o corrimento torna-se espesso, com mau cheiro, será necessário procurar o seu médico…

Olá. Se você já encerrou o tratamento e está se sentindo bem, pode continuar com suas atividades normalmente. Use protetor solar sempre. Siga o acompanhamento com seu oncologista, radioterapeuta…

Ola. Sim, este é um efeito esperado da braquiterapia. Fique atenta se surgir febre, mudar o cor do corrimento, aparecer dor ou sangramento. Informe também ao seu médico sobre este quadro.

Ola. Nao é normal manter sintomas de sangramento e colicas por tanto tempo apos a radioterapia. Sugiro que retorne ao seu médico oncologista para uma nova avaliação. É possível ter algum efeito…