A glândula de Bartholin é uma glândula pequena localizada de cada lado dos lábios menores da vagina (uma em cada lado), na parte de fora da abertura da vagina. Durante a estimulação sexual, a glândula de Bartholin libera um fluido lubrificante. O cisto de glândula de Bartholin se desenvolve quando a glândula fica obstruída (entupida). A glândula de Bartholin pode ser obstruída por uma variedade de causas, como infecções, inflamações ou irritação crônica. Muitos dos da glândula de Bartholin não causam nenhum sintoma. Eles normalmente são descobertos quando uma mulher nota um pequeno caroço, indolor externo à abertura da vagina, ou quando um médico o observa durante um de rotina. Porém, se o cisto crescer mais que 1,5 cm. de diâmetro, ele pode causar desconforto ao sentar, ou durante o ato sexual. Se um cisto é infectado, ele se enche de pus, fica firme, inchado, e muito doloroso, tornando difícil para a mulher sentar, caminhar ou ter uma relação sexual. O cisto cheio de pus é chamado . O médico irá diagnosticar o cisto de Bartholin no exame ginecológico de rotina. Ele pode saber se o cisto é infectado de acordo com sua aparência e seus sintomas. A bartolinectomia é a retirada da glândula de Bartholin. Esta cirurgia se faz com anestesia local. Não é necessário anestesia geral. É um processo simples que se faz no consultório. A recuperação é fácil, pois não há agressão ao tecido vulvar. Durante a recuperação é importante a abstinência sexual, os antibióticos e cuidados de higiene. O benefício desta cirurgia é de se ver livre de irritações e inflamações num local sensível.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite... não e sim...
Que cirurgia foi realizada, quando e em qual local?

Difícil dizer exatamente a causa
O uso de roupas apertadas , andar de bicicleta por muito tempo ou uma infecção adquirida podem ter relação , dentre outras possibilidades
Atenciosamente…

Acredito que não vai piorar, pois essa glândula já está entupida e não vem ajudando no processo de lubrificação
Atenciosamente

No pós-operatório, a ferida operatória pode exteriorizar alguma secreção clara ou com algum sangue que ficou coletado debaixo da pele. Trata-se de "seroma" ou algum hematoma residual…

Olá. Sim pode haver algum sangramento, pois onde rompe há vasos sanguíneos no local que rompeu. Mas não costuma ser um sangramento forte, mas há pus também.

Quando está inflamado o ideal seria evitar grandes esforços, e fazer o tratamento indicado, pois há casos em que a paciente fica muito mal pela dor
Atenciosamente

O esperado seria ter mais dor nos primeiros dias. Sugiro ser examinada pois pode estar ocorrendo algo fora do esperado
Atenciosamente

Sim
Procure um atendimento de emergência para aliviar essa dor. No processo agudo a drenagem costuma ajudar bastante
Atenciosamente