A glândula de Bartholin é uma glândula pequena localizada de cada lado dos lábios menores da vagina (uma em cada lado), na parte de fora da abertura da vagina. Durante a estimulação sexual, a glândula de Bartholin libera um fluido lubrificante. O cisto de glândula de Bartholin se desenvolve quando a glândula fica obstruída (entupida). A glândula de Bartholin pode ser obstruída por uma variedade de causas, como infecções, inflamações ou irritação crônica. Muitos dos da glândula de Bartholin não causam nenhum sintoma. Eles normalmente são descobertos quando uma mulher nota um pequeno caroço, indolor externo à abertura da vagina, ou quando um médico o observa durante um de rotina. Porém, se o cisto crescer mais que 1,5 cm. de diâmetro, ele pode causar desconforto ao sentar, ou durante o ato sexual. Se um cisto é infectado, ele se enche de pus, fica firme, inchado, e muito doloroso, tornando difícil para a mulher sentar, caminhar ou ter uma relação sexual. O cisto cheio de pus é chamado . O médico irá diagnosticar o cisto de Bartholin no exame ginecológico de rotina. Ele pode saber se o cisto é infectado de acordo com sua aparência e seus sintomas. A bartolinectomia é a retirada da glândula de Bartholin. Esta cirurgia se faz com anestesia local. Não é necessário anestesia geral. É um processo simples que se faz no consultório. A recuperação é fácil, pois não há agressão ao tecido vulvar. Durante a recuperação é importante a abstinência sexual, os antibióticos e cuidados de higiene. O benefício desta cirurgia é de se ver livre de irritações e inflamações num local sensível.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite!! A recuperação da cirurgia de bartolinectomia é difícil! A princípio, tais sintomas são normais, mas, é importante relatá-los em sua consulta pós-operatória, e ficar atenta a outros…

Dr. Rodolfo Garcia Borges
Urologista, Cirurgião geral
Cuiabá
Após uma cirurgia de pneumotórax, o tempo para retomar atividades como o sexo varia de acordo com a recuperação de cada pessoa. Geralmente, é recomendado esperar pelo menos 4 a 6 semanas, mas…

Dr. Ricardo Augusto Monteiro Cardoso
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Belo Horizonte
Não é normal. Após 1 mês, pode ser que esteja recorrendo com infecção no local. Procurar seu cirurgião

Pequenos sangramentos pós-cirúrgicos podem ser normais, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia, pois o corpo ainda está se ajustando ao trauma. No entanto, se o sangramento ocorreu…

Dra. Ainat Aram Figueira Rodrigues
Ginecologista
Santarém

Pode drenar espontaneamente ou não, só o tempo dirá. Menstruação não piora o quadro, a não ser pelo desconforto do uso do absorvente sobre a região.

Dra. Bárbara Alves
Infectologista
Rio de Janeiro
Não pode, apenas quando a ferida estiver totalmente cicatrizada. Com essa "porta de entrada" aí, você pode adquirir uma infecção. Sugiro consultar um infectologista para avaliar se…

Dra. Júlia Morais
Ginecologista
Rio de Janeiro
Ambos são procedimentos para tratar quem tem abscesso de glandula de Bartholin.
A bartolinectomia é a retirada da glandula enquanto a marsupialização é uma cirurgia que deixa a glândula…

olá! garantir limpeza do local lavagem pelo menos 3x por dia do local; troca frequente do absorvente, atenção para sinais de piora ou febre

Dra. Gabriela Cabral
Ginecologista
Recife
Em casos leves, pode melhorar com anti-inflamatórios, compressas mornas e antibióticos (se necessário). No entanto, se houver abscesso ou dor intensa, a drenagem é frequentemente necessária.…