Artroscopia cirurgica do joelho - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Qual é a articulação do joelho?
É o vinculador entre o osso do fêmur e da tíbia. O osso forma dois côndilos femoral convexo, coberto com cartilagem, que se articula com a platô tibial, duas superfícies ligeiramente côncava da tíbia, que também estão cobertas com cartilagem.
Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem em uma semi lua-usado para aumentar a congruência articular, ou seja, para melhor ajuste do fêmur sobre a tíbia.
Há quatro ligamentos principais, duas plantas (ligamentos cruzados) e dois nas laterais (ligamentos colaterais). Sua função é estabilizar os movimentos do joelho impedindo-oa escorregar.
A patela é o osso em um círculo que está disposto na parte da frente do joelho. Serve para aumentar o poder dos músculos de forma que a perna se move com mais força.
O que é artroscopia do joelho?
É uma técnica cirúrgica que permite ver diretamente dentro da articulação do joelho e trabalhar dentro dela, sem abri-lo. Apenas pequenas incisões são realizadas ou cortes na pele, cerca de um centímetro cada um (por isso chamado a técnica mini-invasiva).
É considerada a melhor técnica possível para lesões meniscais, aderências, escrow, corpos livres e o aparecimento das lesões da cartilagem.
Como é artroscopia do joelho?
O médico, pode ver bem no interior da articulação e evitar manobras com lesões aos tecidos, cheio de pressão de soro estéril, o que torna o efeito de inflar um balão, permitindo lavagem contínua nas articulações eliminando resíduos de sangue, pedaços de tecido removidos, e assim por diante. Normalmente, o ganho de volume do joelho fica por várias horas ou mesmo dias. Este fenômeno é devido à lavagem persistente do soro dentro da cavidade articular.
O paciente é colocado de costas. Você não precisa de qualquer sistema que puxa o conjunto. Só precisa bloquear a posição da coxa e o cirurgião assistente move a perna, abrindo o espaço articular.
Nós introduzimos um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, vemos a imagem em um monitor de televisão. Uma vez que você entrar, as incisões são feitas através de uma série de instrumentos como sondas, pinças e aparelhos motor, o que permitirá trabalhar no conjunto.
A anestesia utilizada é do tipo da coluna vertebral (paciente acordado, mas anestesiado da cintura para baixo). Alguns cirurgiões utilizam a anestesia local para nas incisões onde entram os instrumentos, mas o paciente geralmente fica mais desconfortável na intervenção e pode sentir dor no joelho em áreas não anestesiados. A anestesia geral é reservada para os casos resistentes a outros anestésicos.
Você pode usar um torniquete na coxa para evitar o sangramento do joelho durante a operação.
Apesar de um procedimento cirúrgico se exige as mesmas condições assépticas (infecção limpa e estéril para evitar) para se evitar outra operação, a internação é geralmente curta. Na maioria dos casos o paciente pode receber alta no mesmo dia, quando o efeito anestésico passor. Essas operações podem, portanto, ser realizadas no ambulatório.
O que faz artroscopia do joelho?
- A aparência do líquido sinovial (líquido viscoso que lubrifica as articulações), que pode ser turvo, conter sangue ou corpos livres, geralmente da cartilagem. Líquido sinovial pode ser analisado ??para determinar sua composição.
- A aparência da sinóvia (revestimento do saco dentro do líquido articular e produz sinovial). Em alguns casos, uma amostra (biópsia) para análise microscópica.
- A cartilagem que reveste as superfícies articulares do fêmur, tíbia e patela. Palpados com um gancho especial para ver a consistência e a observada para os ferimentos.
- Anel do menisco é observado e palpado com esse gancho.
- O estado e resistência à palpação dos ligamentos cruzados. Há ligamentos colaterais.
- A forma como a bola se move quando dobrar e esticar o joelho.
Quando é que a artroscopia do joelho é necessária?
Cada vez menos para diagnosticar, como os avanços em ultra-som, scanner artrografia, ressonância magnética e resolvê-lo com freqüência crescente.
No entanto, em caso de dúvida ou quando ele fornece uma importante intervenção no joelho pode ser realizado antes da artroscopia, o que irá confirmar o diagnóstico, excluir outras lesões e decidir o melhor tratamento possível, que às vezes também é artroscópica. Assim, no mesmo procedimento cirúrgico é diagnosticadoa e tratado.
Outro utilitário de diagnóstico é o de permitir biópsia sinovial em certas doenças.
As indicações de tratamento são:
- Remoção de corpos estranhos ou soltos de cartilagem derivado de uma quebrada ou sinovial (formação de múltiplos nódulos de cartilagem na membrana sinovial, sendo capaz de uma gota no espaço comum).
- Remoção de sutura meniscal.
- Sinovectomia, ou seja, raspagem da membrana sinovial, infecções, doenças reumáticas específicas, doenças que causam depósitos na membrana sinovial (sinovite vilonodular pigmentada) ou .
- Ulceração suavização da cartilagem.
- Removendo dobras endurecidas da membrana sinovial, chamado caules, que pode causar dor, ao clicar, e até mesmo blocos.
- Eliminação das aderências de cicatriz dentro da articulação, causada por uma operação anterior. É arthrolysis.
- Em alguns problemas patelar requer corte uma banda chamada "jerk asa." Embora a artroscopia pode ser realizada utilizando os resultados com esta técnica, há controversias.
- Em casos de joelho agudo para remover resíduos infecciosos e limpar o conjunto. Deve ser feito o mais rapidamente possível de forma mais eficaz parar a ação destrutiva do germe. É a única indicação para artroscopia de urgência. Como regra a cirurgia é agendada, ou seja, há um dia específico para fazê-lo.
- A lavagem articular- Basta arrastar os resíduos e podem, em alguns casos controlar da dor articular.
Existem cirurgias mistas, isto é, que parte da operação pode ser realizada sob artroscopia:
- Certas fraturas do planalto tibial (superfície articular da tíbia com o fêmur), em que eles afundam, o cirurgião coloca um impacto e uma ferramenta de gestão com a restauração artroscopia boa da superfície dos pratos.
- A reconstrução do ligamento cruzado anterior: artroscopia para controlar a orientação de bons túneis ósseos onde vai os ligamentos novo e limpo espaço articular de forma a não obstruir a passagem.
Que cuidados são necessários após a prática artroscopia do joelho?
Eles são geralmente muito simples, pois é uma técnica minimamente invasiva. O único problema é o acidente vascular cerebral residual que dura por dias ou semanas (geralmente para a persistência do lavado da artroscopia e mais raramente pelo sangramento comum é a hemartrose). O derrame limita os movimentos do joelho, mas não dói muito menos que distender a articulação, o que exigirá fazer uma punção : picar a área e excesso de líquido é removido com uma seringa.
- Coloque um curativo, o paciente pode retirar no dia seguinte para tomar banho, não há problema de pontos.
- Desde o momento em que recupera a mobilidade das pernas é ensinado os exercícios paciente, força muscular e mobilidade do joelho.
- Geralmente não requer medicação para a dor a não ser que haja uma úlcera profunda.
- O frio na área é útil para a dor e reduz qualquer drenagem.
- Os pontos (um ou dois por incisão) são removidos uma semana normalmente. É normal que as bordas da ferida abram mais tarde, mas muito superficial e necessitam somente de um anti-séptico ou fechar com band-aids.
Dependendo do diagnóstico e do tratamento realizado, pode ser prescrita a específica, variando o tempo de recuperação. O tempo em que você pode retornar ao esporte ou trabalho, depende da lesão: a partir de mês e meio a vários meses.
Que complicações pode causar?
Como qualquer cirurgia pode ter complicações, mas são raros. Têm sido descritos como segue:
- Infecção no joelho: 3 em cada 10.000 pacientes operados.
- Aspiração hemartrose, pode exigir muita tensão na articulação.
- Síndrome compartimental: os músculos são envolvidos por uma casca dura chamado fáscia. Se o fornecimento de líquido para o conjunto é transferido para fora podem se acumular dentro destas fáscias e músculos comprimir e nervos, assim como a perna inchar e a pele ser lesada. Se o torniquete é mantido um longo tempo, a síndrome pode se desenvolver também. A síndrome compartimental é uma emergência cirúrgica.
- Síndrome Algodistrófico: fenômenos de cura do corpo fora de controle e produzir uma doença típica de dor intensa, como "queima", com diminuição da mobilidade da descalcificação, articular
grave dos ossos na área e atrofia muscular significativa. O fenômeno pode durar meses ou anos e o tratamento é baseado na administração de calcitonina e reabilitação específica.
- Trombose venosa: imobilidade durante a cirurgia e as primeiras horas pois a duração de sangue paralisia anestésico pode estagnar nas veias da perna coágulos e forma, que por sua vez pode ser liberado e ir para o pulmão, causando um derrame. Como medida de precaução é administrado ao paciente uma dose de heparina de cálcio, que pode ser repetida se o paciente tem fatores de risco significativos.
- Lesões nervosas: um ramo do nervo que transporta a sensação da pele pode ser prejudicado por fazer a incisão na pele. Muito mais raro é a lesão do nervo ciático, só se penetrar muito fundo para cortar o menisco ou limpar a área de um ligamento rompido ligamento.
- O mesmo se aplica à artéria poplítea devido à sua proximidade com o nervo ciático.
O fenômeno da dor persistente após artroscopia
Geralmente devido a uma lesão na cartilagem que a artroscopia detecta, ou descompensação ocorre quando o menisco do joelho na ausência (geralmente externo). Em uma artroscopia branca, isto é, não se vê nenhum ferimento interarticular, a causa da dor está em outro lugar: em ligamentos colaterais em apoio pobres, quadril ou lesões da coluna, etc. Também pode ser devido a uma distrofia simpático-reflexa.
Uma efusão persistente após artroscopia indica
- uma descompensação da cartilagem do joelho lesionado, ou um corpo livre, como a cartilagem do menisco em outras ou artroscopia estava escondido;
- um processo inflamatório que continua a produzir fluido.
Especialistas - artroscopia cirurgica do joelho
Marcello Castiglia
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Ribeirão Preto
Agendar uma visitaLuiz Carlos Lopes Ferreira Junior
Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor
Santos
Agendar uma visitaPerguntas sobre Artroscopia cirurgica do joelho
Nossos especialistas responderam a 541 perguntas sobre Artroscopia cirurgica do joelho
Especialistas falam sobre Artroscopia Cirurgica Do Joelho
Pedro Gouveia Bastos
Ortopedista - traumatologista, Especialista em administração em saúde
Alagoinhas
Agendar uma visita