O que é?

A angioplastia intraluminal é um procedimento cirúrgico utilizado para desobstruir vasos entupidos. Os vasos são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular conduzindo o sangue e outras substâncias pelo corpo. Quando estão obstruídos, comprometem uma série de órgãos. Com a realização da angioplastia esses vasos são consertados e voltam a funcionar normalmente evitando problemas. A angioplastia é feita a partir de um corte na pele. Através desse corte é inserido no vaso um pequeno balão. Quando ele chega ao ponto da obstrução é inflado provocando a dilatação do vaso, que tem sua obstrução removida podendo voltar a funcionar normalmente. Em algumas oportunidades é colocado um pequeno dispositivo chamado stent, que permanece no local para manter o vaso desobstruído. A cirurgia de angioplastia tem, em média, durabilidade de sete anos. Depois desse período o paciente precisa ser submetido a novo procedimento para garantir o bom funcionamento dos vasos. Mesmo após a realização da angioplastia há necessidade da utilização de medicamentos. A cirurgia pode ser feita sem internação. O paciente submetido a esse procedimento permanece de quatro a oito horas em repouso absoluto no hospital e, depois, é liberado para ficar em casa, mas também em repouso por até dois dias. Eventualmente médicos preferem que a primeira noite após a angioplastia seja passada no hospital. A cirurgia oferece riscos, inclusive o de morte. Isso acontece em aproximadamente 2% dos casos. Também é possível ocorrer durante o procedimento reações alérgicas aos materiais utilizados, danos a vasos ou válvulas sanguíneas, cardíaca, AVC (acidente vascular cerebral), e hemorragia no local do procedimento. O procedimento não pode ser realizado em pessoas com mais de 80 anos, que foram operados até seis meses antes, tomam remédios que impedem a coagulação do sangue e que tenham sofrido derrame até dois anos antes.

Qual é a causa?

O envelhecimento é a causa principal do entupimento das artérias. Com o passar dos anos, substâncias, como cálcio e placas de colesterol, vão se acumulando em suas paredes comprometendo seu funcionamento. Há outros fatores de risco: diabetes, hábito de fumar, sedentarismo, colesterol elevado e hereditariedade.

Quais os sintomas?

Em muitos casos não há sintomas até que aconteça um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nesse caso, o paciente tem fraqueza, dormência de um dos lados do corpo, incapacidade de movimentar perna ou braço, perda temporária da visão, perde a capacidade de falar com clareza, não entende o que as outras pessoas falam, tonturas e mental. Na maioria das vezes esses sintomas passam depois de algumas horas. Todavia, alguns podem permanecer pelo resto da vida.

Como fazer o diagnóstico?

A melhor forma de diagnosticar o entupimento de uma artéria é a utilização de exames de ultrassom ou resonância magnética. Esse procedimento deve ser preventivo e realizado em pacientes com mais de 60 anos.

Qual o tratamento?

O tratamento depende do momento em que é percebido o entupimento da artéria. Quando isso ocorre logo no início do processo, por vezes apenas a modificação do estilo de vida do paciente é suficiente para evitar problemas maiores. É possível ainda recorrer a medicamentos. Todavia, quando o entupimento já é em larga escala, a recomendação é a cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Precisa avaliar se não é a medicação que foi passada que pode estar ocasionando a tosse.
Medicações da classe dos IECA como enalapril, ramipril, perindopril... podem ocasionar tosse e devido…

Olá.
Pelo que você relatou imagino que tenha realizado angioplastia coronariana (coração), e não em membros inferiores, correto? Em virtude do risco de estenose (estreitamento) ou oclusão…

Olá. Poderia, por gentileza, dar maiores informações sobre o que ela está sentindo e qual procedimento ela realizou? Ela fez angioplastia coronariana ou de membros inferiores? A fraqueza que…

Olá. O procedimento de angioplastia por si só exige repouso de tempo variável em virtude da punção realizada no braço ou na região inguinal (virilha). Sugiro entrar em contato ou passar em avaliação…

Não. Não é normal.
Mas também não é um complicação esperada do cateterismo.
Procure consulta com cardiologista para investigação

Olá.
Em se considerando especificamente a angioplastia do membro inferior, recomenda-se um repouso de aproximadamente 6 horas após a angioplastia em virtude da punção na virilha (femoral),…

Bom dia. É importante conversar com o médico assistente do seu esposo para avaliar a extensão do procedimento e tirar todas as dúvidas sobre o retorno as atividades e rotinas. O colega que fez…

Pode realizar o esforço físico em que se sinta confortável. Importante evitar esforços além do suportável que gere dor.
Em consulta é possível analisar e quantificar o quanto de exercício…

Olá.
É importante sim uma avaliação com o Cardiologista que cuida de você. Principalmente para saber se há alguma lesão residual. Certamente seu retorno às atividades será lento e de progressão…

Como ela teve problema de obstrução nas artérias dos membros inferiores, existe a possibilidade de ela ter obstruções em outros locais. Leve-a ao pronto socorro ou procure um cardiologista de…