Adenoidectomia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Remoção cirúrgica das glândulas da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta (nasofaringe). As adenóides alcançam seu tamanho máximo durante a puberdade, momento em que começam a diminuir. Seu crescimento (que no jargão médico se denomina hipertrofia de adenóides) ou sua infecção crônica ocorrem durante a infância, mas sua extração (adenoidectomia) está justificada somente em casos de persistente e em casos de infecções freqüentes. Trata-se de uma intervenção excepcional em adultos. É necessário permanecer em jejum oito horas antes da operação. Insere-se um tubo respiratório pela boca e garganta do paciente em sono profundo e livre de dores (sob anestesia geral). Insere-se também um pequeno instrumento que vai manter a boca do paciente aberta. Remove-se o tecido adenóide e controla-se o sangramento. Após a cirurgia, o paciente vai permanecer na sala de recuperação até que acorde e esteja apta a respirar com facilidade, tossir e deglutir. Na maioria dos casos, o tempo de permanência no hospital é de 5 a 10 horas. Quando se dá alta ao paciente, o prescreverá o tratamento com antibióticos. Geralmente não é necessário indicar tratamento para dor. Após a intervenção é conveniente o repouso relativo e evitar exercícios bruscos. Nos primeiros dias posteriores a intervenção se deverá seguir uma dieta leve e fria. Há medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina) que interferem na coagulação, procure evitá-los, antes e depois da intervenção.

Especialistas - adenoidectomia

Perguntas sobre Adenoidectomia

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Adenoidectomia

Olá! A nasalidade da voz depende de vários fatores dentro da própria cavidade nasal (nariz), faringe e garganta, como as amígdalas por exemplo.Dependendo da idade que vc tem, deve tentar fonoterapia…

Não necessariamente. Somente se a criança faz amigdalites bacterianas de repetição (pelo menos 3-4 episódios por ano), ou se tem as amígdalas muito aumentadas de tamanho.

Olá, sim existe a chance de a adenoide aumentada deixar o som abafado, como se estivesse com o ouvido entupido ao subir ou descer para a praia sabe? Quando se realiza a cirurgia da adenoide e…

Especialistas falam sobre Adenoidectomia

A Adenoidectomia é a remoção das adenóides, que são órgãos linfóides presentes na região da nasofaringe. Em alguns casos, as adenóides são muito hipertrofiadas (aumentadas), o que causa uma dificuldade respiratória, principalmente em crianças, levando a quadros de roncos, respiração oral, otites recorrentes e apnéia do sono. A atual técnica de Adenoidectomia, utiliza-se da videonedoscopia, possibilitando um menor trauma, com mínimo sangramento e com bastante segurança no resultado pós-operatório.

Paulo Saraceni Neto

Otorrino

São Paulo


Cirurgia cujo objetivo é a remoção da tonsila faríngea ou adenóide. É uma das cirurgias mais realizadas no mundo e altamente segura. Principais indicações: Hipertrofia da adenóides (respiração oral e roncos) e Otites Médias Recorrentes. Técnica: realizada sempre sob anestesia geral, duas técnicas merecem ser citadas: Tradicional: utilizando um instrumento para abrir a boca a adenóide é palpada e removida através da boca utilizando curetas de tamanhos variados. Endoscópica Transoral com Microdebridador: com o auxílio de endoscópio algulado e câmera HD toda a adenóide é identificada e removida através da boca com uso de Microdebridador. Técnica preferêncial nos casos de otites recorrentes.

Édio Cavallaro

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Adenoidetomia é a cirurgia das adenóides que normalmente tem algumas indicações: Quando estāo hipertrofiadas ou seja aumentadas. Assim, atrapalhar o ato de respirar, falar e comer.Pode ser uma das grandes causas das crianças respirarem pela boca ronco Causas recorrentes de sinusites em crianças, otites com ou sem saída de pus Pode ser acompanhada da cirurgia das amigdalas, claro quando tem indicações: quando estão aumentadas, infeccionam e mau hálito. Realizo a cirurgia em um sábado pela manhā se tudo ocorrer bem terá alta no mesmo dia. É realizado dentro da boca, sem cortes visíveis no pescoço e sem a necessidade em deslocar a mandíbula Agende uma consulta e saiba mais.

Pode ser necessário remover as adenóides se o seu filho tiver: • Problemas para respirar pelo nariz • Dificuldade durante o sono como roncos e respiração irregular • Sonolência excessiva durante o dia • Infecções ou líquido retido no ouvido (otite média) • Sinusite recorrente ou persistente A operação é realizada por um otorrinolaringologista e leva cerca de 30 minutos. A criança dorme (anestesia geral) durante o procedimento e nenhuma incisão externa é realizada. A remoção acontece pela boca sem "deslocar" a mandíbula. A técnica mais moderna e segura é a que utiliza a video-endoscopia para verificar remanescente (resto) de adenóides. Recuperação em casa por 1 semana.

A "carne esponjosa" ou adenóide fica entre o nariz e a garganta, ela mora no centro das narinas. Trata-se de um tecido linfóide, uma porta de entrada do sistema de defesa de nosso organismo que cresce até a puberdade. O seu aumento pode causar obstrução da via aérea levando a criança a roncar, ter noites agitadas e mal dormidas, prejudicando o desenvolvimento, crescimento e rendimento escolar… O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico conforme o caso.

Amanda Lucas Da Costa

Otorrino

Chapecó


Adenoíde é uma "carne" que cresce no fundo do nariz muito comum em crianças que apresentam roncos noturnos e respiração pela boca . Orientamos sempre procurar o médico especialista o mais cedo possível para evitar danos e sequelas na vida destes pacientes como; apneia, deformidade na face ,infecções recorrentes ,atraso no crescimento e até mesmo atraso escolar por apresentar péssima qualidade no sono. Como tratamento podemos acompanhar clinicamente nos casos mais simples ou em casos extremos indicar cirurgia para remoção da adenóide. Hoje existem técnicas conservadoras de tratamento cirúrgico com auxílio de vídeo para minimizar as recidivas e sangramentos.

Jose Stenio Ponte Dias Filho

Otorrino, Oftalmologista

Brasília

Agendar uma visita

Essa cirurgia remove Adenóides hipertrofiadas (crescimento exagerado) que estejam obstruindo o nariz e causando obstrução nasal, respiração bucal, apnéia do sono ou sinusites de repetição. Como esse problema é mais frequente em crianças, é uma cirurgia realizada principalmente nessa faixa etária. É realizada sob anestesia geral, com toda a segurança de um bom hospital e a criança recebe alta no mesmo dia. Muitas vezes é necessário realizá-la juntamente com a cirurgia de amígdalas (amigdalectomia) já que são problemas que muitas vezes "andam" junto.

Guilherme Luiz Trevizan

Otorrino

Curitiba

Quais profissionais realizam Adenoidectomia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.