Dr. Rodrigo Rosa de Lima

Urologista · Mais

Goiânia 1 endereço

Número de registro: CRM-GO = 15.274 RQE = 10.231

189 opiniões

Experiência

Dr. Rodrigo Rosa de Lima é natural de Brasília (DF), com atuação em Urologia em Goiânia desde 2015. É urologista concursado do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) desde 2016.

Preceptor da Residência Médica em Urologia do HC-UFG e Chefe do Ambulatório de Transplantes Renais do HC-UFG.

Atua especialmente nas seguintes áreas:
- Uro-Oncologia (Tumores de Próstata, Rim, Bexiga, Pênis, Testículos e Glândulas Suprarrenais)
- Cirurgias minimamente invasivas ( Cirurgia Robótica, Videolaparoscopia e Endourologia)
- Enucleação endoscópica da próstata a laser (HoLEP)
- Transplante Renal
- Tratamento a laser de cálculos urinários
- Tratamento Microcirúrgico de Infertilidade (Correção de Varicocele e Reversão de Vasectomia)

Experiência:

- Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), 2007

- Residência Médica em Cirurgia Geral no HRAN (DF), 2009-2011

- Residência Médica em Urologia pela Universidade de Brasília (UnB), 2012-2014

- Residência Médica em Transplante Renal pela Universidade de Brasília (UnB), 2015

- Título de Especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia e pela Associação Médica Brasileira, 2015

- Estagiário do Serviço de Transplante Renal do Hospital do Rim da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015

- Urologista da equipe de Transplante Renal do Hospital Geral de Goiânia (HGG) desde 2019

- Certificação Internacional em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical, plataformas Si e Xi

- Pós-Graduação em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein, 2021

- Certificação em Enucleação Endoscópica da Próstata pela Strattner

- Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia, seção Goiás, 2022-2023
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Transplante renal
  • Urologia oncológica
  • cirurgia robótica
  • Cirurgia robótica da próstata

Pacientes que trato

Adultos

Serviços e preços

  • Primeira consulta Urologia


  • Ressecção endoscópica de tumor de bexiga


  • Postectomia


  • Prostatectomia radical


  • Prostatectomia radical por videolaparoscopia


Artigos

Ressecção Endoscopica Da Prostata

É a cirurgia mais realizada para próstata no mundo, indicada para os casos de aumento benigno da próstata, a chamada hiperplasia prostática. Está indicada para os pacientes que não tenham alcançado sucesso com o tratamento medicamentoso de redução da próstata, pacientes com retenção urinária pela hiperplasia e uso de sondas urinárias, em pacientes com distúrbios na bexiga secundários à hiperplasia prostática, entre outros. É realizada pelo canal da uretra, com introdução de aparelho chamado ressectoscópio, para remoção do volume excessivo da próstata. É uma cirurgia muito segura e com excelentes resultados quanto à melhora dos sintomas urinários a longo prazo.


Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia prostática benigna é uma condição clínica muito frequente nos homens, especialmente na quinta e sexta décadas de vida. Caracteriza-se por crescimento benigno da próstata, que costuma causar sintomas urinários por compressão da uretra ou repercussão na bexiga. Os sintomas mais comuns são jato urinário fraco, força para iniciar a micção, acordar várias vezes para urinar durante a noite, sensação de mau esvaziamento da bexiga, gotejamento ao fim da urina, entre outros. Uma boa parte dos casos é tratada com medicações de uso contínuo para reduzir o volume da próstata, mas alguns pacientes podem ser candidatos à cirurgia.


Incontinência urinária

A incontinência urinária, ou perda involuntária de urina, pode acometer homens e mulheres em qualquer faixa etária. Nas crianças, é mais comum devido à malformações congênitas. Na população masculina, costuma ser mais frequente em homens com doenças na próstata. Nas mulheres, ocorre mais após os 40 anos, seja por incontinência aos esforços devido à fraqueza crônica muscular da bacia (ao tossir ou espirrar, por exemplo), ou por incontinência com urgência urinária (quando a bexiga apresenta contrações involuntárias, com vontade súbita e incontrolável de urinar). Cada doença tem um tratamento específico e necessita de avaliação pormenorizada de um urologista.


Ressecção Endoscopica De Tumor Vesical

É a cirurgia realizada em praticamente todos os casos de tumor na bexiga. O procedimento é realizado com introdução de aparelho pela uretra chamado ressectoscópio, sob anestesia, que visa ressecar o tumor do interior da bexiga e retirar material para a biópsia do médico patologista. A depender das características da biópsia e da agressividade do tumor, o paciente pode ser apenas acompanhado, pode necessitar de novo procedimento endoscópico ou até necessitar de cirurgia mais agressiva, com a retirada completa da bexiga e reconstrução da via urinária.


Colocacao De Cateter Duplo "J"

O cateter ureteral, ou comumente chamado cateter duplo J, é uma prótese temporária de silicone com diversas utilidades na Urologia. É implantado no ureter (canal que drena a urina do rim à bexiga), com uma extremidade em cada localização. Tem diversos objetivos, tais como auxiliar na cicatrização de um ureter lesado ou que foi operado, ajudar a eliminar pequenos fragmentos de cálculos renais ou ureterais após cirurgia para remoção dos mesmos, facilitar a drenagem interna de urina do rim até a bexiga em situações de compressão do ureter, entre outros. O cateter deve ser retirado ou trocado em até 90 dias, pelos riscos de calcificação no mesmo.


Cistoscopia com biopsia de bexiga

A cistoscopia, ou endoscopia da bexiga, é um dos exames mais realizados na Urologia. Consiste na introdução de um aparelho chamado cistoscópio, que, acoplado à uma câmera, permite transmissão das imagens para um monitor e visibilização da parede interna (mucosa) da bexiga. É um exame realizado em centro cirúrgico, com o paciente sedado para maior conforto. Permite avaliar a mucosa da bexiga, em casos suspeitos de inflamaçôes (cistites), sangramentos urinários, avaliação da próstata e bexiga, investigação de tumores de bexiga, entre outros. Quando há alguma lesão suspeita, é retirado um pequeno fragmento por biópsia e enviado para análise por médico patologista.

Veja todos os artigos

Consultórios (2)

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301

Av. Portugal, 1148 - St. Marista, Setor Marista, Goiânia 74140-020

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

  • Unimed

189 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • A

    Tive a oportunidade de ser tratado pelo Dr. Rodrigo em um momento extremamente desafiador da minha vida, e só tenho elogios a fazer. Desde o primeiro atendimento, ele demonstrou um genuíno interesse pelo meu caso, sempre explicando com clareza e transparência a gravidade da situação. A confiança que ele transmitiu foi essencial para que eu decidisse realizar uma cirurgia complexa, e seu acompanhamento, tanto no pré quanto no pós-operatório, foi impecável. Dr. Rodrigo é atencioso, humano e extremamente competente. Sua equipe também merece destaque, sempre pronta a oferecer o melhor atendimento. Graças a ele, hoje estou em plena recuperação. Recomendo fortemente o Dr. Rodrigo a qualquer pessoa que busque um médico de confiança e excelência.

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Nefrectomia Total  • 

  • J

    Fiz uma cirurgia com o Dr. Rodrigo Rosa no Hospital do Rim e só tenho elogios ao Dr. Rodrigo, a suas secretárias e à equipe do Hospital. Fui atendido com profissionalismo e recebi todas as orientações e esclarecimentos antes da cirurgia, o que me tranquilizou. Fui também prontamente atendido nos meus questionamentos/dúvidas pós-cirurgia. Obrigado, Dr. Rodrigo e equipe!

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Cirurgia robótica da prostata  • 

  • P

    Fiz a cirurgia com o Dr Rodrigo excelente, claro nas suas explicações, e muito atencioso, no pós atendimento, conta também com uma equipe super atenciosa no atendimento.

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Cirurgia robótica da prostata  • 

  • D

    Excelente profissional, atencioso e sempre pronto para atender e tirar dúvidas, realizou uma cirurgia robótica em meu pai que foi um sucesso, só tenho a agradecer.

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Primeira consulta Urologia  • 

  • E

    Um médico sensacional, um médico atencioso, sempre explicando com maior detalhe e passando uma confiança sem igual. É um médico humano, que hoje em dia está difícil vê isso dentre os médico. Tenho ctz que foi Deus que colocou ele como meu médico, confiança sem igual.

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Outro  • 

  • F

    Fiz uma cirurgia dia 05/02 com Dr Rodrigo , desde do primeiro contato, super atencioso e prestativo, esclareceu todas as minhas dúvidas, já tinha ido em 2 urologista, mas não senti a confiança que tive desde da primeira consulta com o Dr! Um médico chegou me falar, que eu dificilmente iria encontrar um médico com experiência para a minha cirugia e que seria difícil ainda mais por convênio , mas tenho certeza que encontrei o melhor médico de todos!
    Toda sua equipe super atenciosa Ana Clara sempre prestativa e atenciosa !

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Pieloplastia por videolaparoscopia  • 

  • L

    Como esposa de paciente, só tenho elogios ao Dr Rodrigo, sua equipe e secretária. Desde o primeiro contato até o pós operatório, sempre solícitos. Excelente atendimento, que demonstra não só conhecimento mas também amor no que faz.

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Cirurgia robótica da prostata  • 

  • I

    O Dr Rodrigo é simplesmente sensacional! Ele nos passou muita segurança em todos os encontros. A cirurgia foi um sucesso!!! No pós cirúrgico, ele ligou, mandou mensagens pra saber se estava tudo bem, fez até vídeo chamada pra tirar nossas dúvidas. Meu marido foi primeiro, e na semana que vem eu também quero uma consulta com ele. Foi Deus que colocou ele no nosso caminho! Só tenho a agradecer

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Nefrectomia Total Por Cancer  • 

  • A

    Atendimento de qualidade, atencioso, educado, muito experiente na sua profissão. O atendimento vai além do consultório/hospital. Indico sempre...

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Cirurgia robótica da prostata  • 

  • A

    Fui submetido a cirurgia para tratamento de Hiperplasia Benigna da Próstata. Fui muito bem atendido pela excelente equipe do Dr. Rodrigo. Estou-me recuperando bem, sem dor.

     • SINGULARI Medical Team - Órion Business & Health Complex, sala B2301 Cirurgia robótica da prostata  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

22 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Nefrectomia parcial

Eu sofro com problema de coração tenho insuficiência cardíaca e reumatismo no sangue, perdi um dos rins recentemente e minha pergunta é, é necessário a retirada do rins que não funciona ?

Nem sempre é obrigatória a retirada total do rim (nefrectomia total) quando ele já não funciona, o que chamamos de exclusão renal. Normalmente, realizam-se alguns exames de imagem (como tomografia e cintilografia renal) para confirmar essa exclusão. Algumas indicações de retirada desses rins, entre outras, são:
- grande dilatação do rim, com dor lombar associada;
- infecções urinárias recorrentes, que podem ser decorrentes do rim excluso em algumas situações;
- sangramentos urinários provenientes desse rim sem função;
- presença de grandes cálculos renais no rim excluso.
Avalie a situação com o seu urologista para definição da conduta.

Dr. Rodrigo Rosa de Lima

Pergunta sobre Hidronefrose

Um paciente que passou por pieloplastia para desobstrução renal, mas após 4 anos continua com dilatação pielocalicial e no ureter proximal, pode ser em razão de hidronefrose residual? Por isso segue essa dilatação? Obg

Isso realmente pode ocorrer. A dilatação residual pode permanecer por meses, anos ou até por toda a vida. O mais importante é descartar alguma obstrução funcional do rim.
Por isso, deve-se manter seguimento com seu médico para exames de controle e avaliação do adequado esvaziamento renal.

Dr. Rodrigo Rosa de Lima
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes