Priscila Zioli Rodrigues Louro

Psicóloga mais

Número de registro: CRP SP 06/209634

Experiência

Psicóloga Clínica
Avaliação Neuropsicológica
Terapia Cognitivo Comportamental
Musicoterapeuta Clínica
Experiência em:
  • Psicoterapia Individual
  • Psicologia Clínica
  • Psicoterapia
  • Psicologia Cognitiva

Consultório

Psicóloga Priscila Zioli R Louro
Rua Fernando Costa, 408 sala 3, Centro, Vinhedo

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Dúvidas respondidas

4 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Síndrome de asperger

Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?

Antigamente, a Síndrome de Asperger era considerada uma condição separada do autismo, caracterizada por habilidades linguísticas e cognitivas preservadas, mas com desafios em interações sociais, comportamentos repetitivos e interesses restritos. No entanto, com a nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicada em 2013, o termo Asperger foi incluído dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que agora abrange uma gama de condições com diferentes níveis de suporte necessários.

As diferenças que antes separavam a Síndrome de Asperger do autismo clássico são agora entendidas como variações dentro do espectro autista. O TEA é classificado em níveis, de acordo com a intensidade dos sintomas e o suporte necessário, o que reflete a diversidade das manifestações do transtorno.

Em resumo, a principal mudança foi a unificação dos diagnósticos, mas as características individuais de cada pessoa permanecem únicas.

 Priscila Zioli Rodrigues Louro

Pergunta sobre Retardo Mental

Desejaria saber quais as principais características, os sintomas e o tratamento para deficiência Intelectual?

A Deficiência Intelectual (DI) é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual, como raciocínio, resolução de problemas e aprendizado, além de dificuldades em habilidades adaptativas, como comunicação e autocuidado, que se manifestam antes dos 18 anos. Os sintomas incluem atrasos no desenvolvimento cognitivo e motor, dificuldade em aprender novas habilidades, problemas de comunicação, desafios sociais e limitações em habilidades práticas do dia a dia. Embora não tenha cura, o tratamento foca na melhoria da qualidade de vida, por meio de intervenções precoces, suporte educacional, terapias (como fonoaudiologia e terapia ocupacional), e assistência psicossocial, visando maximizar a independência e adaptação do indivíduo.

 Priscila Zioli Rodrigues Louro
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